Governo australiano volta a cancelar visto de Novak Djokovic

14 jan 2022, 07:13
Novak Djokovic (Andy Brownbill/AP)

Visto do tenista tinha sido devolvido na passada segunda-feira. Agora pode vir a enfrentar a deportação

O Governo australiano voltou a cancelar o visa de Novak Djokovic, avança a Reuters, dizendo que as ações do tenista podem colocar a comunidade em risco.

De acordo com a agência noticiosa, o ministro da Imigração Alex Hawke usou os poderes discricionários para voltar o visto do tenista sérvio.

"Hoje exerci o poder sob a seção 133C(3) da Lei de Migração para cancelar o visto detido por Novak Djokovic por motivos de saúde e ordem, com base no interesse público", disse Hawke em comunicado.

Visto do tenista tinha sido devolvido na passada segunda-feira. Agora pode vir a enfrentar a deportação. A confirmar-se este cenário, o tenista pode ficar proibido de entrar no país durante três anos.

Djokovic, número um mundial, aterrou no aeroporto de Melbourne na quarta-feira à noite para participar no Open da Austrália, que decorre de 17 a 30 de janeiro.

Após a chegada, as autoridades de imigração revogaram o visto por alegadamente não ter cumprido os requisitos de entrada que procuram prevenir a propagação da covid-19 no país, apesar de uma isenção que lhe permitia entrar no país sem vacinação.

A defesa de Djokovic alega que o jogador de ténis recebeu uma avaliação por correio eletrónico do Departamento de Assuntos Internos australiano na qual se indicava que o sérvio era elegível para entrar no país sem quarentena, embora o Governo de Camberra argumente que isto não constituía uma garantia de entrada.

Djokovic - conhecido por se opor à imunização obrigatória contra a covid-19 - quer que o seu estatuto seja clarificado para que possa ser considerado para o sorteio do torneio de ténis australiano.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados