5 coisas que importam hoje: Crianças, NATO, Debate, Taça e Professores

Qua, 12 jan 2022

Jerónimo de Sousa é hoje internado para uma cirurgia de urgência e vai ser a grande ausência da campanha às legislativas, mas também do debate desta noite, frente a Rui Rio. A defesa do PCP é assegurada por João Oliveira. Esta e outras cinco notícias para ler esta quarta-feira. Bom dia!

 

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisiona o teste bem sucedido de um míssil hipersónico, o segundo teste deste tipo realizado por Pyongyang em menos de uma semana (Foto: Korea News Service via AP)

1. Crianças

Devemos dizer que metade das crianças entre os 5 e 11 anos já foi vacinada contra a covid-19 ou que metade ainda não foi vacinada? Entre os dias 6 e 9 de janeiro foram vacinadas cerca de 300 mil crianças, apenas cerca de metade das elegíveis pela Direção-Geral da Saúde. Trata-se de um resultado que pode ser o reflexo da divisão que se instalou entre pais e pediatras, apontam os especialistas ouvidos pela CNN. No entanto, há mesmo quem fale em “campanha de intoxicação, nomeadamente de pessoas com responsabilidades”.

2. NATO

O Conselho NATO-Rússia reúne-se hoje, em Bruxelas, em pleno clima de tensão entre o Ocidente e Moscovo. Os representantes dos 30 estados membros do Conselho do Atlântico Norte reúnem-se para discutir o aumento da presença militar russa junto à fronteira da Ucrânia. Esta é uma das mais decisivas reuniões entre os dois blocos. Moscovo apresenta um projeto de acordo com a NATO sobre segurança militar, em que exige garantias de que a Ucrânia nunca seja integrada na NATO.

3. Debate

O frente-a-frente entre os antigos parceiros de geringonça foi tenso e com muitas críticas de parte a parte. António Costa diz que o Bloco de Esquerda se fartou de governar e quis voltar a ser um partido de oposição. Já Catarina Martins diz que o divórcio só aconteceu devido ao desejo de maioria absoluta do primeiro-ministro. Mas apesar dos ataques de parte a parte, um possível acordo pós-eleições não ficou descartado.

4. Taça

O FC Porto procura hoje em Vizela garantir o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol e marcar encontro num ‘clássico’ com o Sporting, já apurado. Mas, a equipa do Vizela revelou que tem 12 elementos da sua estrutura de futebol infetados com o coronavírus e pediu adiamento do jogo. A realizar-se, o jogo tem hora marcada para as 20:45 com transmissão na TVI. Hoje jogam também, às 18:45, Rio Ave e Tondela.

5. Professores

Realiza-se hoje uma manifestação de professores em frente ao Ministério das Finanças. Na origem do protesto estão 31 contratos de investigadores, professores e técnicos, que dizem estar à espera há cinco anos para passar para os quadros do Estado, ao abrigo do programa de regularização dos vínculos precários na Administração Pública. Os docentes esclarecem que o processo já teve luz verde do Ministério da Educação, mas que está parado por culpa das Finanças.

Acontece hoje

Debates

O primeiro frente-a-frente acontece às 18:30, na CNN Portugal, e conta com Francisco Rodrigues dos Santos e André Ventura. Segue-se o debate entre Rui Rio e João Oliveira (SIC, 21:00), e por fim defrontam-se João Cotrim Figueiredo e Rui Tavares (SIC-Notícias, 22:00).

 

Protesto

Guardas-Florestais do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA/GNR), manifestam-se em Lisboa e realizam uma greve para protestar contra a ausência de negociações sobre tabela e suplementos remuneratórios específicos.

 

Greve

Os trabalhadores da SUMOL+COMPAL cumprem um dia de greve, uma paralisação que se prolonga até às 08:00 de quinta-feira, em protesto contra o que afirmam ser a “intransigência” da administração perante reivindicações apresentadas em novembro.

 

Operação

Jerónimo de Sousa é internado hoje para ser submetido a uma cirurgia de urgência por causa de uma obstrução na artéria carótida. O líder comunista é operado amanhã. 

 

Open Austrália

Nas meias-finais da qualificação estão dois jogadores lusos, que jogam hoje: João Sousa, 140.º jogador mundial, defronta o anfitrião Marc Polmans, 195.º, enquanto Frederico Silva, 240.º, mede forças com o italiano Thomas Fabbiano, 202.º.

"Estamos bastante preocupados com uma estratégia que prevê a vacinação repetida dentro de um curto prazo."

Marco Cavaleri, chefe da Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas da EMA

E finalmente

Está constipado, com gripe ou com covid-19? Estas doenças partilham sintomas semelhantes, que por vezes tornam difícil distinguir qual delas nos está a deixar doentes. Os especialistas explicam à CNN quais os sintomas a que deve estar atento e como saber quanto tem de fazer um teste da covid-19.

Doente

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais