Garrafa de champanhe vendida por valor recorde de 2,5 milhões de dólares

CNN , Alexandra Peers
18 jul 2022, 14:43
Garrafa de champanhe vendida por valor recorde de 2,5 milhões de dólares

Uma garrafa de champanhe foi vendida por 2,5 milhões de dólares, eclipsando o recorde de leilão de espumantes e provavelmente tornando-se a garrafa de vinho mais cara alguma vez vendida.

Mas houve um truque: a magnum do Chateau Avenue Foch, 2017, vem com um único NFT que inclui a arte digital e os direitos de propriedade intelectual de uma imagem de "Bored Ape Mutant" e a outras figuras de desenhos animados colecionáveis que adornam a garrafa. (Uma magnum é o equivalente a duas garrafas de tamanho normal.)

As NFT são imagens digitais que negoceiam na blockchain. O mercado altamente especulativo das NFT atingiu o seu pico em 2021, com 41 mil milhões de dólares em vendas, mas abrandou acentuadamente devido à recente queda das criptomoedas.

Os compradores do champanhe foram os irmãos Giovanni e Piero Buono. São investidores italianos em criptomoedas que são ativos nas indústrias da moda e da tecnologia. Apesar do seu perfil cripto, a compra foi feita em dólares, de acordo com o vendedor. A venda foi noticiada pela primeira vez no The Wall Street Journal.

Shammi Shinh, o empresário britânico que encomendou e vendeu a garrafa, disse esperar que a efervescência do champagne possa espremer o mercado das NFT numa altura em que o mesmo, e outros mercados financeiros, estão substancialmente longe do seu melhor.

Shammi Shinh encomendou e vendeu a garrafa de champanhe mais cara da história.

"Espero que haja mais consciência - quero que as pessoas compreendam agora as NFT", disse Shinh. Ele disse que o Champagne, e a sua colaboração com o artista, Mig, pode ser o primeiro de uma edição limitada.

O "preço mínimo" de um token do Bored Ape Yacht Club, o melhor escalão da série Ape de NFT, baixou para 93 ethereum, ou cerca de 99 501 dólares, de um máximo de 153 eth, ou 163 000 dólares, estabelecido em maio, de acordo com o site NFT Floor Price.

Chateau Avenue Foch é uma nova marca. As vinhas Premier Cru do Champanhe foram cultivadas em Allouchery, uma propriedade familiar em Camary.

Giovanni Buono disse ao jornal que os irmãos não têm planos para abrir a garrafa.

A compra foi feita em privado. No mercado público do vinho, as garrafas vintage têm normalmente preços elevados. Em 2020, uma garrafa do famoso champanhe Heidsieck 1907 foi vendida por 275.000 dólares em Moscovo. Destinado ao czar russo em 1916, assim reza a história, o carregamento foi afundado por um submarino alemão e recuperado por mergulhadores finlandeses décadas mais tarde.

Quanto ao vinho mais caro de qualquer tipo em leilão, uma garrafa de Domaine de la Romanée-Conti foi comprada por um colecionador em 2018 num leilão da Sotheby's em Nova Iorque por 558 mil dólares. Apenas 600 garrafas foram feitas da colheita da Borgonha de 1945, a que se chama "a colheita do unicórnio".

Luxo

Mais Luxo

Na SELFIE

Patrocinados