Esta viagem de comboio entre Paris e Itália é de luxo: quase 8.000 euros por um bilhete só ida

CNN , Julia Buckley
29 mar, 10:00
Comboio de luxo Belmond

Se não tem orçamento para esta viagem, não se preocupe: há alternativas mais em conta

Adeus Londres, olá Riviera italiana.

Naquela que é a mais icónica rota de comboio da Europa, e que retirou a capital do Reino Unido da sua lista de destinos, o “Orient Express” [Expresso do Oriente] programou uma viagem para a costa da Ligúria no próximo verão.

O comboio – cujo nome completo é Venice Simplon-Orient-Express, A Belmond Train, Europe – irá de Paris a Portofino durante dois dias em junho. Em novembro, a empresa interrompeu a operação do seu serviço britânico Pullman que ligava a rota Paris-Veneza a Londres.

Apesar do nome, esta nova rota não irá para nenhum lugar perto de Veneza [Venice, em inglês]. O VSOE, como é conhecido, irá começar a viagem em Paris, às 15:00, cruzando França por Dijon, Lyon e Avignon. Percorrerá depois a Côte d’Azur, antes de entrar em Itália.

O final do percurso será em Santa Margherita Ligure, cidade onde será feita a ligação com Portofino, às 13:00 no dia seguinte. Os passageiros serão transferidos para Portofino e darão entrada para duas noites no famoso hotel Splendido – nome completo: Splendido, A Belmond Hotel, Portofino.

Depois disso, será um regresso à vida real, porque os bilhetes de comboio são só de ida. Se quiser voltar de comboio, terá de ser num comboio regional lotado para Génova e Milão, antes de continuar para Paris, a alta velocidade, no elegante Frecciarossa.

A viagem de comboio conta com um jantar com assinatura de um chef com estrela Michelin (Belmond)

Os preços começam por volta dos 8.525 dólares [cerca de 7.815 euros] por pessoa para três noites, mas sendo este um serviço com a assinatura da cadeia hoteleira Belmond, os passageiros irão receber muito em troca. Os menus são preparados pelo chef Jean Imbert, distinguido com estrela Michelin. À noite, as refeições serão acompanhadas pelo pianista residente ou por uma banda de jazz.

Para aqueles que querem mesmo elevar a fasquia, há oito novas suites a bordo que foram inauguradas em 2023.

Deixe o seu coração (e a carteira) em Portofino

Quando chegarem ao Splendido – um mosteiro do século XVI com vista para o famoso porto de Portofino, que oferece quartos renovados recentemente e uma piscina de água salgada – os hóspedes serão recebidos com um menu de cinco pratos com a assinatura do chef Imbert (que estará lá pessoalmente a recebê-los), seguido de cocktails, na noite de sexta-feira. Já no sábado, terão uma exclusiva apresentação de filmes, ao ar livre, na famosa Piazzetta de Portofino.

Esta será a primeira vez que o comboio visita a Riviera italiana, mas não será a última. Está previsto que seja um evento anual, com as datas de 2025 ainda sujeitas a confirmação.

Para os restantes mortais, a viagem pode ser replicada, embora com um pouco menos de glamour, ao apanhar o Frecciarossa de Paris até Milão. E depois um comboio intercidades para Santa Margherita Ligure. O Splendido estará fechado até 8 de junho, altura em que o quarto mais barato custará cerca de 3.124 dólares [cerca de 2.863 euros] por noite. Uma estada no final de setembro, antes de o hotel voltar a fechar portas, será um bocadinho mais acessível, por 1.927 dólares [1.766 euros] por noite.

Em alternativa, o Hotel Nazionale, com três estrelas, tem quartos duplos a partir de 272 dólares [249 euros], ou a partir de 437 dólares [400 euros] com vista mar. Para aqueles que não tiverem um orçamento para Portofino, o melhor é ficar em Santa Margherita Ligure.

O ano de 2024 também assistirá ao arranque do comboio Orient Express La Dolce Vita em Itália – sem relação do grupo Belmond, sendo antes uma iniciativa do grupo Accor.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados