Descoberta múmia com mais de 800 anos debaixo de praça no Peru

29 nov 2021, 11:05

Arqueólogos da universidade de San Marcos, em Lima, foram surpreendidos com o achado durante trabalhos de escavação na estação arqueológica de Cajamarquilla

Uma múmia com mais de 800 anos foi descoberta no subsolo de uma praça na estação arqueológica de Cajamarquilla, a cerca de 25 quilómetros de Lima, no Peru.

Arqueólogos da universidade de San Marcos foram surpreendidos com o achado durante trabalhos de escavação, uma vez que não esperavam encontrar uma múmia.

A múmia terá entre 800 e 1.200 anos e estava enterrada no meio de uma antiga cidade, que foi um movimentado centro comercial.

Tratar-se-á, segundo os investigadores, do corpo de um homem, com 25 a 30 anos, e que teria algum estatuto, devido ao local onde foi enterrado. Foi atado com cordas e tinha as mãos a cobrir a face, que dizem ainda ser uma tradição fúnebre.

"A descoberta deste achado traz uma nova luz sobre as interações e relacionamentos no período pré-hispânico [antes da chegada dos espanhóis ao continente americano]", disse à CNN Pieter van Dalen Luna, um dos arqueólogos que liderou a escavação.

A escavação em Cajamarquilla começou em meados de outubro, envolvendo uma equipa de 40 pessoas, liderada por Van Dalen Luna e ainda Yomira Huamán Santillán.

"A equipa ficou mesmo feliz porque não imaginava que isto podia acontecer. Não esperávamos fazer uma descoberta tão importante", assumiu Santillán.

Mas a múmia não foi a única descoberta com que não contavam. No mesmo local foram também encontrados vários vestígios de moluscos, sendo que Cajamarquilla fica a cerca de 25 quilómetros do mar, e ainda ossos de lamas. 

Estes vestígios podem representar oferendas ao longo dos tempos, o que também reflete o estatuto do homem que foi ali enterrado.

"Depois de o corpo ser enterrado, há eventos e atividades constantes. Isto significa que os seus descendentes continuaram, ao longo dos anos, a depositar oferendas no local, como comida. E o facto de se encontrar uma múmia com estas características no meio de uma praça mostra que se trata de alguém com um estatuto elevado", apontou Van Dalen Luna, considerando que se poderá tratar de um importante comerciante.

Em curso estão, neste momento, análises específicas ao cadáver, para permitir apurar com maior exatidão a sua identidade e o período em que viveu.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados