B. Dortmund e Augsburgo na Europa, Hamburgo joga play-off de descida

23 mai 2015, 16:37
Bayern Munique vs Borussia Dortmund (EPA)

Última jornada da Bundesliga marcada por muitas decisões. Confira tudo.

Foi um sábado louco na última jornada da Bundesliga, sobretudo por causa das decisões que estavam em aberto: a luta pela Liga Europa e a fuga à despromoção.
 
O Bayern, recorde-se, estava seguro no primeiro lugar, o Wolfsburgo no segundo posto e o Borussia Monchengladbach no terceiro (os três com entrada direta na Champions), Já o Bayer Leverkusen estava garantido no quarto lugar e na pré-eliminatória da Champions.
 
Ora por isso olhava-se para o fundo da classificação, na qual a quinze minutos do fim o Estugarda estava condenado à descida: jogava no terreno do último, o Paderborn, e começou a perder logo aos quatro minutos.
 
Daniel Didavi ainda empatou, aos 36 minutos, mas aquele resultado não chegava. Até que Daniel Ginczek fez o 2-1 final
aos 72 minutos e garantiu a permanência do Estugarda.
 
Com isso atirou para a segunda liga com o Paderborn e com Friburgo. Refira-se que o Friburgo jogava no terreno do Hannover, que sem João Pereira jogava também pela permanência. Venceu por 2-1
e garantiu desde logo um lugar na Bundesliga.
 
Dizia-se por isso que a vitória do Estugarda atirou o Paderborn e o Friburgo para a segunda, mas sobretudo atirou o histórico Hamburgo para o antepenúltimo lugar, que obriga a equipa a jogar o play-off de permanência com o terceiro classificado da II Liga.
 
O Hamburgo que, refira-se, até cumpriu a parte dele: venceu o Schalke 04 em casa
por 2-0, com golos de Ivica Olic e Rajkovic.
 
Feitas as contas, portanto, o Estugarda e o Hannover ganharam e garantiram a permanência, o Hertha Berlim perdeu com o Heffenheim e também garantiu a permanência. Já o Friburgo e Paderborn perderam e descem, enquanto o Hamburgo ganhou, mas vai disputar o play-off de permanência.

Confira a classificação final da Bundesliga

 
Igualmente emocionante foi a luta por uma qualificação europeia. No final sorriram o Augsburgo e o Borussia Dortmund, para desespero de Werder Bremen e Hoffenheim.
 
O Augsburgo venceu por 3-1
no terreno do Borussia Monchengladbach, ultrapassou o Schalke 04 e garantiu a entrada direta na Liga Europa, relegando a equipa de Gelsenkirchen para as pré-eliminatórias da competição europeia.
 
Ora o Schalke 04 terá a companhia do Borussia Dortmund, que venceu em casa o Werder Bremen
por 3-2 e garantiu o sétimo posto: o sétimo posto, refira-se, que não daria lugar de acesso à Liga Europa, mas como o Borussia Dortmund está na final da Taça, garante a pré-eliminatória da competição europeia: se vencer a final da Taça, vai por aí, se não vencer, o triunfo do Wolfsburgo abre lugar ao sétimo classificado, que é o Borussia.
 
Refira-se já agora que o Wolfsburgo empatou
no terreno do Colónia (2-2), num jogo em que Vieirinha jogou os noventa minutos. Já o campeão Bayern Munique despediu-se do campeonato com um triunfo por 2-0
sobre o Mainz.

Relacionados

Patrocinados