«Vamos tentar ganhar ao Marítimo», diz Jorge Ramiro (Guimarães)

9 mar 2002, 21:32

Minhotos não saborearam qualquer triunfo nas últimas cinco épocas

Jorge Ramiro, responsável máximo pelo quadro técnico do Guimarães para a área física, teve este sábado a seu cargo a abordagem ao encontro da 26.º jornada frente ao Marítimo. «Será um jogo difícil frente a uma equipa bem estruturada e organizada que está a fazer um bom campeonato», sintetizou.

Os insulares são um adversário que corre lado a lado com os minhotos por um lugar na Taça Intertoto e têm dois pontos de avanço na tabela classificativa, antes desta viajem à cidade-berço. Nos minhotos pesam algumas contrariedades, face ao impedimento de algumas peças nucleares no onze-tipo, casos de Flamarion e Hugo Cunha, já para nem falar na ausência de Pedro Mendes, que apesar de estar a «recuperar favoravelmente», há muito que está afastado desta jornada.

Ramiro, apesar de o onze forçosamente ter de ser alterado, assegura a mesma postura que o Guimarães tem tido nos jogos caseiros, que passa, naturalmente, pelo triunfo: «O Vitória vai tentar ganhar o jogo. Tivemos problemas em formar a equipa, mas os que entrarem vão mostrar ao treinador que podem contar com eles», sustentou, depois de até ao momento só Gil Vicente e Sporting terem conseguido triunfar no D. Afonso Henriques.

Guimarães quer inverter a história

O último triunfo dos vitorianos em casa, perante o Marítimo, tão qualificado rival, aconteceu em 95/96, com vitória robusta por 6-0. Desde então, os minhotos nunca mais foram capazes de vencer os insulares em Guimarães, somando nas últimas cinco épocas, dois empates e três derrotas. O histórico é portanto deficitário para as cores brancas.

Jorge Ramiro apelou a esse dado, capaz de crer, no entanto, que estarão reunidas as condições para inverter a história. «O Marítimo é um adversário difícil que o Vitória não ganha há muitos anos, mas os jogadores são diferentes e desta vez vamos tentar ganhar», replicou.

«Todos os adversários são complicados e o campeonato está competitivo. Ainda ontem tivemos o resultado do Beleneses-Porto e se perguntássemos antes do jogo às pessoas, elas não acertariam no resultado e no entanto aconteceu», disse, aludindo às surpresas em que este campeonato tem proporcionado.

Patrocinados