Em atualização

AO MINUTO | Santa Casa, PSP e SNS não chegam. Montenegro garante que mudanças "vão continuar"

2024-05-15
2024-05-15
19:51

Novidades na saúde "dentro de duas semanas", na imigração para "breve" e exonerações "claro que vão continuar a acontecer": a estreia de Montenegro nos debates quinzenais

Debate serviu para o primeiro-ministro dar garantias de que o Governo está a trabalhar nas promessas a que se comprometeu ao longo da campanha eleitoral, estabelecendo prazos para umas e remetendo outras "para breve"
Leia mais aqui
2024-05-15
18:00

Terminou o debate. Em breve, a CNN Portugal vai divulgar um texto com os pontos mais importantes.

2024-05-15
17:56

Montenegro acusa Chega de fazer "birra" em detrimento do interesse nacional

Luís Montenegro lembra o que disse sobre eventuais alianças pós-eleitorais, quando se demarcou do Chega: "Sobre a bancada do Chega - que eu não tenho medo de falar diretamente para o Chega, deixem-me dizer-vos: Eu assumi um compromisso com os eleitores e compromisso assumido é para ser cumprido."

"A vossa confusão, que corresponde à vossa birra, que corresponde à expressão da vossa imaturidade política, que corresponde a uma visão sectária da vida política é que uma coisa é nós não termos uma aliança de Governo, (....) outra coisa é dizer sim à representação dos eleitores no cumprimento da palavra dada por todos aquando da campanha eleitoral. E o que eu tenho notado é que à boleia da vossa birra do 'não é não', vocês não conseguem dizer sim ao interesse nacional", acrescenta.

2024-05-15
17:51

Montenegro volta a pedir "responsabilidade" àqueles que "não rejeitaram o programa do Governo" mas que agora o tentam "bloquear"

Luís Montenegro toma a palavra para lembrar a oposição que o Governo só assumiu funções porque o parlamento não rejeitou o programa do executivo. "A obrigação do Governo é executá-lo e é isso que estamos a fazer", compromete-se, acrescentando que, quando foi mais além nas propostas, foi para "agradar" os portugueses e restantes partidos.

"E há responsabilidade de quem não quis rejeitar o programa de conferir condições e não bloquear a execução do programa", argumenta.

2024-05-15
17:44

Hugo Soares diz-se "ofendido" com declarações de Pedro Nuno

Hugo Soares pede a palavra para se afirmar "ofendido" com as declarações de Pedro Nuno, acusando o deputado social-democrata de "mentir" no parlamento.

"Na política não vale tudo", argumenta.

2024-05-15
17:38

Pedro Nuno pede distribuição do despacho que foi revogado na anterior legislatura para desmentir Hugo Soares

Pedro Nuno Santos pede a palavra para pedir a distribuição do despacho que o deputado Hugo Soares citou na sua intervenção, de modo a provar que não defendeu no documento o reforço da capacidade do aeroporto Humberto Delgado.

"O reforço da capacidade da região de Lisboa é feito através do Montijo (...). No entanto, em relação dual, é abandonada o objetivo inicial de aumentar a capacidade do aeroporto Humberto Delgado pela dificuldade que se estima em poder obter uma declaração de impacto ambiental que a viabilizasse", diz Pedro Nuno, citando o respetivo despacho.

2024-05-15
17:38

Hugo Soares lê publicação de Galamba no parlamento e pede a Pedro Nuno: "Entendam-se!"

Hugo Soares cita depois no parlamento uma publicação de João Galamba na rede social X, na qual o ex-ministro critica as declarações de Pedro Nuno Santos sobre o novo aeroporto.

"Olhe, senhor deputado Pedro Nuno Santos, entendam-se! Conversem entre si e depois venham colocar as questões que devem ser colocadas", diz.

2024-05-15
17:27

Hugo Soares lembra quando Pedro Nuno "quis decidir" localização do novo aeroporto com "uma espécie de totoloto"

O deputado Hugo Soares diz ter ficado "estupefacto" com as declarações de Pedro Nuno Santos no início do debate, quando indicou que "esta é a terceira decisão sobre o novo aeroporto". 

Lembrando as anteriores decisões sobre a localização do novo aeroporto, em concreto a segunda decisão que, diz, "não foi bem uma decisão". "Foi a decisão de Pedro Nuno Santos. Ele não decidiu Alcochete. O então ministro das Infraestruturas quis decidir obras no aeroporto Humberto Delgado, um aeroporto de transição no Montijo e finalmente o aeroporto de Alcochete. É uma espécie de jogar no totoloto colocando a cruzinha em todos os pontos. Acertava definitivamente na escolha da localização".

"Não houve decisão, o que houve foi humilhação", diz, lembrando o momento em que António Costa decidiu revogar o despacho de Pedro Nuno Santos naquele sentido.

2024-05-15
17:27

PSD anuncia nova proposta para aproximar posições a PS e Chega sobre descida do IRS

Hugo Soares anunciou que enviou aos partidos uma nova proposta relativa à descida do IRS que, diz, aproxima o diploma inicial do Governo das iniciativas do PS e Chega.

2024-05-15
17:26

PSD acusa "parte da oposição" de evidenciarem "uma espécie de esquizofrenia" no parlamento

O deputado Hugo Soares toma a palavra para acusar "uma parte da oposição" de demonstrar "uma espécie de esquizofrenia" no parlamento.

O deputado social-democrata diz que essa sintomatologia vem "do lado mais à direita do hemiciclo e do centro, que deveria ser moderado à esquerda", referindo-se assim ao Chega e ao PS. "Juntaram-se os dois para tentar perceber qual dos dois era mais papista do que o próprio Papa", acusa.

Sobre a acusação de "traição" do Chega sobre Marcelo Rebelo de Sousa, Hugo Soares sugere que "a traição de que devíamos falar era da traição do Chega ao seu eleitorado que passa a vida a querer governar no parlamento com o PS".

2024-05-15
17:19

CDS lança 'farpa' ao PS sobre debates quinzenais

Toma a palavra Paulo Núncio, do CDS, congratula a presença de Luís Montenegro no parlamento, no âmbito de um debate quinzenal, lançando assim uma farpa aos socialistas, que acabaram com os debates quinzenais na anterior legislatura.

2024-05-15
17:15

"Se levarmos ao limite os seus argumentos, o que a senhora deputada deseja é que não haja aviões", responde Montenegro a Inês de Sousa Real

Luís Montenegro garante que o Governo está disponível para "acautelar todos os valores ambientais e mitigar os efeitos que investimentos desta envergadura trazem aos ecossistemas".

"Se levar até ao limite os argumentos que aqui apresentou, o que a senhora deputada deseja é que não haja aviões", argumenta Montenegro.

2024-05-15
17:14

PAN diz que decisão sobre novo aeroporto "é ambientalmente desastrosa e financeiramente irresponsável"

Toma a palavra Inês Sousa Real, do PAN, que começa por criticar a solução encontrada para a localização do novo aeroporto. "Esta solução é ambientalmente desastrosa e financeiramente irresponsável", acusa.

"Senhor primeiro-ministro, está disponível para que o ambiente faça parte da solução de qualquer decisão aeroportuária?", questiona.

2024-05-15
17:11

Livre quer saber "custos reais", prazos e contrapartidas do novo aeroporto

Toma a palavra Jorge Pinto, do Livre, que questiona o Governo sobre os "custos reais" do novo aeroporto, bem como as contrapartidas deste negócio e "quais os prazos", lembrando que a VINCI não estava de acordo com a localização escolhida.

2024-05-15
17:05

Montenegro graceja com a "grande onda de demissões" nos serviços públicos e admite mais mudanças

Luís Montenegro ironiza com a "grande onda de demissões no país" descrita pela deputada do Livre. "Uma coisa nunca vista", graceja.

Enumerando as "cinco saídas" em cargos dos serviços públicos no último mês, Montenegro lembra o que aconteceu no mesmo período do governo de António Costa em 2016. "Houve 273 demissões de dirigentes sem concurso e nomeações no prazo de três meses do início do mandato", indica.

"Somos de facto muitos comedidos", diz.

"Oh senhora deputada, as mudanças que aconteceram claro que vão continuar a acontecer. Estava à espera que eu viesse dizer o contrário?", questiona, justificando estas saídas com a "mudança do Governo".

2024-05-15
17:00

Livre questiona Governo sobre "as muitas demissões" desde que assumiu funções

Toma a palavra Isabel Mendes Lopes, do Livre, resume os primeiros dias de governação de Luís Montenegro com a palavra "demissões", da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa à direção nacional da PSP.

"Muitas demissões sem se perceber o porquê", acusa.

"Vamos assistir a mais demissões e exonerações nos próximos tempos ou vamos conseguir dialogar para construir soluções que o país precisa?", questiona.

2024-05-15
16:58

PCP questiona Governo sobre "contributo da banca" para "o drama na habitação" e sobre aumento dos salários

Paulo Raimundo acusa Montenegro de "andar às voltas" sem responder à pergunta que lhe fez. "Qual é o contributo da banca e dos fundos imobiliários para este drama da habitação?", insiste. 

E lança uma segunda pergunta: "Olhando para a realidade dos trabalhadores, está ou não está disponível para aumentar os salários, em particular para os mais jovens?"

2024-05-15
16:49

PCP insiste que programa do Governo serve "os interesses dos grupos económicos"

Toma a palavra Paulo Raimundo, do PCP, que reitera que o programa do Governo serve "os interesses dos grupos económicos".

Sobre a localização do novo aeroporto, o PCP deseja que esta decisão seja "mesmo para avançar".

Na resposta, Luís Montenegro assume que se mantém esta "divergência" entre o PCP e o PSD sobre as políticas públicas.

2024-05-15
16:48

Mariana Mortágua pede justificações ao Governo sobre "dificuldades" na regularização de imigrantes e lança proposta

Mariana Mortágua questiona o Governo sobre a proposta apresentada pelo BE para reduzir juros nos créditos à habitação em IRS, lembrando que essa tinha sido aliás uma proposta que o PSD tinha apresentado "há menos de um ano na AR", interrogando-se por isso sobre o porquê de a mesma ter sido chumbada pelo PSD. 

E questiona ainda sobre as dificuldades para a regularização de imigrantes por parte da AIMA. "Nós sabemos que este problema vem detrás, vem do SEF. Como é que vai regularizar os prazos em atraso?". 

E lança uma proposta ao Governo, que já tinha feito ao anterior executivo: "Construa um grupo de missão que possa regularizar todas as situações de imigrantes em atraso no prazo de um ano".

2024-05-15
16:40

Montenegro garante que não houve "negociações nenhumas" com a VINCI e com a ANA sobre novo aeroporto

Mariana Mortágua questiona o Governo sobre as contrapartidas para a VINCI, concessionária do aeroporto Humberto Delgado, quanto à decisão anunciada esta terça-feira sobre a localização do novo aeroporto.

Na resposta, Luís Montenegro garante que não houve "negociações nenhumas" com a VINCI e a com a ANA", sobre esta questão.

"A decisão do Governo não teve nenhum, nenhum, condicionamento de ninguém, incluindo da concessionária", frisa.