Leiria e Guimarães queixam-se do árbitro

29 out 2000, 19:32

U. Leiria-V. Guimarães, 1-1 (reportagem) Os treinadores de Leiria e Guimarães quiseram saber mais da arbitragem que da análise às respectivas equipas. Cada um acha que tem as suas razões de queixa. Autuori delegou no adjunto Rui Vieira as palavras à Comunicação Social.

No final do U. Leiria-V. Guimarães (1-1), os técnicos das duas equipas foram à sala de imprensa e pouco falaram de futebol, preferindo centrar atenções na arbitragem. 

Manuel José considerou o empate «um resultado frustante», uma vez que, na opinião do treinador, o U. Leiria dominou a maior parte do jogo.  

«Houve seis ou sete oportunidades que não conseguimos marcar e tivemos alguns problemas», afirmou o treinador. Mesmo assim, Manuel José não deixou de elogiar os seus jogadores, que na sua opinião «estiveram muito bem». 

Sobre a segunda parte do encontro, mais atribulada, Manuel José preferiu falar da actuação do seu plantel, que diz ter controlado «uma excelente equipa em potencial, mantendo-a sempre na defesa». 

Para este encontro o sorteio designou inicialmente um árbitro natural de Leiria, mas a Comissão de Arbitragem da Liga determinou a realização de novo sorteio e acabou por dirigir o jogo o portuense José Mesquita. 

O treinador leiriense lembrou que na época passada, para um encontro do União, também esteve designado um árbitro de Leiria e que foi o próprio Manuel José a pedir ao presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, José Luís Tavares, que fosse nomeado outro. Nessa altura, José Luís Tavares decidiu não mudar. Nesta época a situação voltou a acontecer, mas foi o presidente do Guimarães, Pimenta Machado, quem solicitou a alteração de árbitro. E esta foi concedida. «Parece que umas vozes têm mais força do que outras», afirmou. 

«João Manuel jurou-me que no lance da expulsão foi derrubado dentro da área e que apenas deu dois murros no relvado e disse que isto não podia acontecer. A expulsão dele deveu-se ao facto de o Guimarães também estar com dez elementos», afirmou Manuel José. 

«Não ganhámos devido a confusões e equívocos», diz Rui Vieira 

Paulo Autuori, treinador do V. Guimarães, delegou as declarações em Rui Vieira. O treinador-adjunto ficou desiludido com o resultado da sua equipa: «Viemos aqui para ganhar e estávamos à espera de um melhor resultado.» 

Para Rui Vieira, isso não aconteceu devido a «confusões e equívocos» que ocorreram durante o encontro. 

O adjunto de Autuori não deixou de fazer as suas queixas em relação à arbitragem em geral: «Já é normal o V. Guimarães ser prejudicado. Não é de agora. Ao longo da época tem havido sempre muito equívocos e sempre contra nós.» 

Lima, autor do golo do V. Guimarães e expulso aos 71 minutos por acumulação de amarelos, também manifestou o seu descontentamnto com a actuação do árbitro: «A minha expulsão foi injusta, não mereci nenhum cartão amarelo. Eu é que sofri a falta...» 

O médio nem falou da marcação do golo e apenas criticou a arbitragem deste e de outros encontros: «Temos sido sempre expulsos durante os jogos e depois somos despenalizados, o que não deixa de nos prejudicar.»

Patrocinados