Gripe das aves e nova variante da covid-19 espalham-se no início do verão. Saiba como se pode manter saudável e continuar a divertir-se

CNN , Katia Hetter
15 jun, 19:00
Churrasco (Smirart/iStockphoto/Getty Images via CNN Newsource)

Há novas variantes do coronavírus a circular e também registo de novos casos de gripe das aves. Apesar de tudo, é possível continuar a frequentar os encontros de verão e a desfrutar do bom tempo

Em breve chega o verão. A ameaça de algumas doenças, como a covid-19, está a recuar, embora haja registo de novas variantes do coronavírus às quais é preciso estar atento, e acaba de ser detetado um segundo caso humano de gripe das aves nos Estados Unidos (EUA).

Com o início dos ajuntamentos para celebrar o bom tempo, até que ponto as pessoas devem estar preocupadas com o coronavírus e com a gripe das aves? Sabendo que há surtos de gripe das aves entre as aves de capoeira e as vacas, é seguro continuar a beber leite e a comer ovos? Há algumas precauções especiais a tomar na preparação de hambúrgueres? Que outras questões de saúde importantes devem ser tidas em conta durante as férias e até ao verão, tais como manter-nos frescos para evitar a insolação?

Para ajudar a responder a estas questões, falámos com a especialista em bem-estar da CNN, Leana Wen. Wen é médica de urgência e professora associada clínica na Universidade George Washington, tendo sido anteriormente comissária de saúde de Baltimore, nos EUA.

CNN: Tendo em conta a propagação da gripe das aves e das novas variantes do coronavírus, há alguma coisa que devamos fazer? 

Leana Wen: Embora existam novas variantes do coronavírus, o nível de atividade do coronavírus nos Estados Unidos é bastante baixo. As pessoas devem avaliar o seu risco de doença grave se apanharem a covid-19. As pessoas de alto risco, como os idosos ou as pessoas com doenças crónicas, devem certificar-se de que têm as vacinas em dia e de que dispõem de um plano de acesso ao tratamento antiviral. Devem fazer testes se apresentarem sintomas, tal como outras pessoas com quem tenham contacto próximo.

Quem quiser reduzir ainda mais o risco de contrair o coronavírus e outros vírus respiratórios deve tentar frequentar reuniões ao ar livre em vez de em recintos fechados sempre que possível. Quando viajam em aeroportos e estações de comboios cheios de gente, podem considerar usar máscaras N95 ou equivalentes bem ajustadas.

No que diz respeito à gripe das aves, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA continuam a avisar que o risco para os americanos é baixo neste momento. Isto porque só se registaram dois casos humanos este ano no país e ambos ocorreram em trabalhadores agrícolas com exposição direta a gado infetado. Ambos os indivíduos tiveram sintomas ligeiros e não se registaram casos de transmissão entre humanos durante este surto.

As pessoas que trabalham na indústria das aves de capoeira e dos laticínios e aquelas que entram em contacto regular de outra forma com aves selvagens, rebanhos de quintal e vacas devem seguir as orientações do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e usar equipamento de proteção individual quando trabalham com animais. Os prestadores de cuidados de saúde devem estar atentos aos trabalhadores agrícolas com possíveis sintomas semelhantes aos da gripe. As restantes pessoas não precisam de alterar os seus comportamentos nesta altura e, certamente, não devem preocupar-se com a infeção pela gripe das aves durante os encontros do início do verão.

Isso significa que ainda é seguro continuar a beber leite bem como comer ovos e carne?

Sim. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA emitiu uma orientação de que o leite pasteurizado é seguro para beber. Foram encontrados fragmentos de vírus no abastecimento de leite comercial; no entanto, não eram vírus vivos que pudessem causar infeções. A pasteurização mata os vírus, incluindo o da gripe.

Da mesma forma, os testes levados a cabo pelo Departamento de Agricultura dos EUA não encontraram vírus vivos em hambúrgueres cozinhados a cerca de 63 graus celsius. A agência avança que os ovos e as aves de capoeira cozinhados também são seguros para o consumo.

Isto não significa, naturalmente, que se deva ingerir carne crua ou mal cozinhada. Estas albergam uma grande variedade de agentes patogénicos, incluindo bactérias como a E. coli e a Salmonella. Para além disso, o leite cru não é seguro para beber. Também este pode conter bactérias. Pensa-se, ainda por cima, que uma hipótese para a forma como a gripe das aves está a ser transmitida é através do leite cru. As pessoas não devem consumir leite não pasteurizado ou produtos feitos de leite cru.

Como é que isto se concretiza nos encontros? É correto comer hambúrgueres e cachorros quentes e desfrutar de churrascos e buffets?

Sim! Certifique-se de que segue as precauções gerais para prevenir as doenças de origem alimentar. Cozinhe a carne às temperaturas internas recomendadas. Tenha em atenção os recipientes ou utensílios que entram em contacto com a carne crua e mantenha os instrumentos limpos separados dos sujos. Refrigere a carne até estar pronta para cozinhar. Se utilizar um frigorífico, certifique-se de que tem isolamento térmico e muito gelo. E lave as mãos frequentemente e bem.

Falámos muito de infeções. Quais são as outras questões de saúde importantes a ter em conta durante as férias e até ao verão, tais como manter-se fresco para evitar uma insolação?

Quando o tempo fica quente lá fora, temos de estar atentos aos efeitos das temperaturas elevadas na saúde. A insolação ocorre quando alguém tem uma temperatura corporal superior a cerca de 39 graus celsius e já não consegue arrefecer-se eficazmente. Trata-se de uma emergência médica e pode rapidamente tornar-se fatal.

Com o verão quase a chegar, as pessoas devem tomar medidas para limitar a sua exposição aos raios ultravioleta quando praticam atividades ao ar livre, como a natação (Stígur Már Karlsson /Heimsmyndir/E+/Getty Images)

As pessoas devem estar atentas aos sintomas da exaustão pelo calor, que pode evoluir para uma insolação. Devem estar atentas aos indivíduos mais vulneráveis às doenças relacionadas com o calor. Isso inclui as crianças, os idosos e outras pessoas com problemas de saúde que reduzem a sua capacidade de regular a temperatura corporal.

Quando estão previstas temperaturas elevadas, todas as pessoas - especialmente as mais vulneráveis - devem tentar permanecer no interior, em espaços com ar condicionado ou à sombra se estiverem ao ar livre. Devem manter-se hidratados e procurar imediatamente abrigo num local fresco se apresentarem sintomas como dores de cabeça, tonturas, dores musculares e cansaço.

E não nos podemos esquecer da proteção da pele, certo?

Sem dúvida. O cancro da pele é o cancro mais comum nos Estados Unidos. Um dos principais fatores de risco é a exposição aos raios ultravioleta (UV). Toda a gente deve tomar medidas para reduzir a sua exposição aos raios UV. Estas incluem ficar à sombra, usar um chapéu e utilizar um protetor solar de largo espectro com um fator de proteção solar (SPF) de pelo menos 30.

Por falar em prevenção, o verão é frequentemente um período do ano em que as pessoas têm mais tempo livre. Aconselho toda a gente a aproveitar esta oportunidade e a consultar o seu médico sobre todos os problemas de saúde. É a altura certa para se certificarem de que estão a fazer os rastreios do cancro e para controlarem bem os problemas de saúde crónicos, como a tensão arterial elevada e a diabetes.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados