Casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal podem ser já 20

18 mai 2022, 13:13
Varíola (Getty Images)

Fonte hospitalar disse à CNN Portugal que o número de doentes com a doença subiu de cinco para 20

Os casos confirmados em Portugal de varíola dos macacos podem ser já 20, apurou a CNN Portugal junto de fonte hospitalar.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) tinha confirmado apenas cinco, mas, entretanto, o Centro Hospitalar Lisboa Central (CHULC), que está a seguir todos os casos, realizou análises aos 15 casos suspeitos, que confirmaram a presença do vírus Monkeypox. Estas análises também estão a ser realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e só depois deste organismo confirmar os resultados é que a DGS dá os casos como positivos.

Nenhum dos doentes está internado e estão todos a ser acompanhados, desde casa, por médicos do Centro Hospitalar Lisboa Central.

Os casos foram identificados neste mês, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo, na maioria em jovens e todos do sexo masculino. 

"Estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas", indicou a DGS. 

O vírus Monkeypox, ou varíola dos macacos, é do género Ortopoxvírus e causa doença transmissível através de contacto com animais ou contacto próximo com pessoas infetadas ou materiais contaminados, explica a autoridade nacional de saúde. 

"A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos", esclarece o comunicado da autoridade sanitária. "Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico. Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos", acrescenta o comunicado da DGS, que indica ainda que a doença não requer tratamento específico e é "habitualmente autolimitada em semanas".

"O Reino Unido reportou casos semelhantes de lesões ulcerativas, com a confirmação de infeção por vírus Monkeypox. A DGS está a acompanhar a situação a nível nacional e em articulação com as instituições europeias", conclui a declaração remetida pela autoridade de saúde à comunicação social.

Esta variante rara da varíola foi detetada no Reino Unido a 7 de maio, diagnosticada numa pessoa que terá contraído a infeção após uma viagem à Nigéria. 

Em 2003, foram identificadas 43 pessoas com o vírus nos EUA. Um surto menor foi registado na Grã-Bretanha em 2018.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados