Portugal tem cinco casos de varíola dos macacos confirmados, mais de 20 suspeitos

18 mai 2022, 10:34
Varíola (Getty Images)

Doença é rara e causa lesões na pele e erupções cutâneas, febre, arrepios ou dor de cabeça. É transmissível através de contacto com animais e contacto com pessoas ou materiais infetados

Portugal tem cinco casos confirmados de varíola dos macacos, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado, referindo que o país tem mais de 20 casos suspeitos do vírus. 

"Foram identificados, neste mês de maio, mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco dos quais já confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, esta quarta-feira, dia 18. Os casos, na maioria jovens, e todos do sexo masculino, estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas", refere o comunicado da DGS. 

A declaração informa ainda que a DGS centraliza "nesta fase, todas as ações de deteção, avaliação, gestão e comunicação de risco relacionadas com estes casos, através do Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP)".

O vírus Monkeypox, ou varíola dos macados, é do género Ortopoxvírus e causa doença transmissível através de contacto com animais ou contacto próximo com pessoas infetadas ou materiais contaminados, explica a DGS. 

"A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos", esclarece o comunicado da autoridade sanitária. "Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico. Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos", acrescenta o comunicado da DGS, que indica ainda que a doença não requer tratamento específico  e é "habitualmente autolimitada em semanas".

"O Reino Unido reportou casos semelhantes de lesões ulcerativas, com a confirmação de infeção por vírus Monkeypox. A DGS está a acompanhar a situação a nível nacional e em articulação com as instituições europeias", conclui a declaração remetida pela autoridade de saúde à comunicação social.

Esta variante rara da varíola foi detetada no Reino Unido a 7 de maio, diagnosticada numa pessoa que terá contraído a infeção após uma viagem à Nigéria. 

Em 2003, foram identificadas 43 pessoas com o vírus nos EUA. Um surto menor foi registado na Grã-Bretanha em 2018.
 

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados