Saiba tudo sobre o Euro aqui

Ucrânia recupera controlo de várias povoações perto de Kherson

5 mai 2022, 09:23
Kherson. Reuters

Informação consta do relatório das Forças Armadas ucranianas e traduz-se num passo atrás na tentativa da Rússia em criar uma ponte terrestre no sul da Ucrânia. Já mais a leste, o exército russo tentou romper as linhas da frente de Lugansk e Donetsk, mas "sem sucesso"

A Ucrânia diz ter recuperado o controlo de várias povoações perto de Mykolayiv e Kherson, no sul do país, que tinham sido tomadas pelos russos, anunciaram as autoridades militares ucranianas, neste 71º dia de guerra. A informação ainda não foi confirmada com fontes independentes.

"Na sequência das ações bem-sucedidas dos defensores ucranianos, as forças russas “perderam o controlo sobre várias povoações na fronteira das regiões de Mykolayiv e Kherson”, diz o último relatório de inteligência do estado-maior das Forças Armadas da Ucrânia, citado pelo The Guardian.

As tropas russas invadiram Kherson - cidade portuária com 300 mil habitantes no Sul da Ucrânia - logo a 24 de fevereiro, o primeiro dia da invasão russa. Travaram-se intensos combates até 2 de março e, nesse dia, o autarca local anunciou que não tinha condições para continuar.

As forças russas querem controlar a região de Kherson para criar uma ponte terrestre no sul do país - entre a península da Crimeia e a região leste do Donbass. 

Entretanto, os combates continuam intensos em Mariupol, onde os "ocupantes russos" estão a concentrar os seus esforços no bloqueio e na tentativa de destruir as unidades ucranianas na área da siderúrgica Azovstal, acrescentaram as autoridades.

A Rússia está também a “provocar tensões” na região da Transnístria da Moldova, afirmou a Ucrânia.

Ofensivas russas para tomar regiões de Donetsk e Lugansk "sem sucesso"

Segundo o mesmo relatório das Forças Armadas ucranianas, o exército russo "não teve sucesso" nos esforços para romper as linhas da frente das regiões de Lugansk e Donetsk.

Na sua atualização operacional diária, o Estado-Maior ucraniano afirma que as "unidades inimigas estão a tentar realizar operações ofensivas" nas áreas de Lyman, Severodonetsk e Popasna, mas "sem sucesso".

Estas três cidades estão na linha da frente de uma ofensiva russa para tomar as regiões de Donetsk e Luhansk, onde um total de 11 ataques foram neutralizados.

De acordo com o Estado-Maior, alguns soldados russos recusaram-se mesmo a participar em "novas hostilidades". Nenhuma destas informações foi possível de confirmar junto de fontes independentes.

"Um número de militares da 38ª Brigada de Assalto Motorizado do 35º Exército Militar do Distrito Militar do Leste, depois de terem sido levados para a área de recuperação, recusaram-se a continuar a participar nas hostilidades na Ucrânia devido a perdas significativas de pessoal", disse o comunicado.

Europa

Mais Europa

Patrocinados