Uma fotografia simbólica sobre a importância dos donativos: Zelensky distribui produtos portugueses na cidade-mártir de Bucha

5 abr, 18:12
Zelensky distribui produtos portugueses em Bucha

Cidade foi palco de crimes de guerra perpetrados pelas forças russas

Volodymyr Zelenksy visitou segunda-feira um centro de ajuda humanitária em Bucha, cidade nos arredores de Kiev que foi palco de massacres de civis ucranianos por parte das forças russas. No terreno, o presidente da Ucrânia distribuiu bens de primeira necessidade e, entre garrafas de água e latas de conserva, as objetivas dos jornalistas captaram várias paletes com rótulos portuguesas. Trata-se de pacotes de leite Mimosa e sumos Fresky, ambas marcas da Lactogal, empresa portuguesa que fabrica lacticínios e que tem sede no Porto.

As imagens foram partilhadas no Twitter pelo jornal local The Kyiv Independent, que adianta que Zelenksy falou com habitantes da cidade no centro de ajuda humanitária. "Temos pessoas fortes, gentis e invencíveis. Mais uma vez convenci -me disso", afirmou o presidente ucraniano. 

Bucha, cidade localizada a cerca de 30 quilómetros de Kiev, foi recentemente recuperada pelas forças ucranianas. No local foram encontrados dezenas de cadáveres nas ruas e enterrados em valas comuns. A Rússia negou que as suas tropas tenham matado civis nesta cidade e assegurou que todas as fotografias e vídeos publicados pelo governo ucraniano são uma provocação. Entretanto o New York Times revelou uma informação que desmente a tese russa: imagens de satélite mostram que os cadáveres estavam nas ruas há vários dias e numa fase em que o local era controlado pelas forças russas.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Europa

Mais Europa

Patrocinados