Henrique não teme F.C. Porto

1 dez 2000, 19:53

Goleador do Sp. Braga B já jogou com o Sporting, na época passada Até o avançado foi apanhado de surpresa pela chamada aos convocados para o jogo de amanhã, que assegura ter «trabalhado para esta oportunidade».

A surpresa surgiu logo a seguir ao treino da manhã, que juntou a equipa no relvado pela última vez antes do jogo com o F.C. Porto. A solução de Cajuda para colmatar a ausência de Fehér foi encontrada no Braga B, onde também existe um goleador. 

Henrique joga a ponta-de-lança, mas sente-se mais à vontade como extremo-direito. A adaptação ao lugar, por falta de soluções, tem produzido bons resultados, que o levam, inclusivamente, a ser o melhor marcador da equipa, com seis golos. Na época passada, o treinador do plantel principal detectava-lhe qualidades e começava a seleccioná-lo para treinar ocasionalmente. O ponto alto chegou no jogo com o Sporting, onde ainda teve oportunidade para actuar pouco mais de 30 minutos.  

Mesmo com a ausência de Fehér, ninguém podia adivinhar que Manuel Cajuda iria apostar no jovem avançado para integrar a lista de convocados para o encontro com o F.C. Porto. «Fiquei um pouco surpreso e muito feliz, uma vez que só soube hoje que iria ser chamado», começa por revelar, assegurando ter trabalhado muito «para conseguir uma oportunidade destas, ainda por cima na véspera de um jogo tão importante». Para quem já teve o Sporting pela frente, o sentimento não será muito diferente, pois «é sempre bom defrontar um grande». 

O treinador do Braga já demonstrou que não tem receio de apostar em jogadores jovens e em rentabilizar o trabalho da equipa B. Este ano já colocou Ricardo Rocha como titular, após o castigo a Artur Jorge, e agora convoca Henrique, embora não se abram grandes perspectivas de utilização diante do líder.  

«Ficámos abalados», revela Luís Filipe 

Titular indiscutível nos últimos jogos, Luís Filipe assistiu de fora à derrota infligida pelo Estoril na Taça de Portugal, mas prepara-se para regressar à equipa titular no embate com os portistas. Curiosamente, esta será a primeira vez que vai defrontar o F.C. Porto ¿ antes de ir para Braga (há dois anos) jogou na II Liga pela Académica. 

«Espero que o Braga consiga vencer desta vez e contrariar a história», desejou. Um bom resultado serviria para atenuar as feridas do passado fim-de-semana: «Ficámos abalados, pois contávamos ganhar o jogo, mas o futebol tem destas coisas e a única solução é levantar a cabeça». 

Manuel Cajuda deverá apostar na seguinte equipa: Quim; Zé Nuno, Artur Jorge, Idalécio e Andrade; Tiago, Barroso e Castanheira; Luís Filipe, Edmilson e Riva.

Patrocinados