Rússia recorre a golfinhos para proteger navios de guerra no Mar Negro

29 abr 2022, 09:23

Mamíferos são treinados para assegurar a segurança contra ameaças subaquáticas

A Rússia está a usar golfinhos treinados para proteger a entrada do porto de Sevastopol, na região ocupada da Crimeia, de acordo com um especialista em assuntos navais.

Analisando imagens de satélite providenciadas pela empresa Maxar Technologies, H. I. Sutton conseguiu identificar duas gaiolas para golfinhos na entrada do porto, onde estão atracados os navios mais importantes e valiosos da Frota do Mar Negro da Marinha da Rússia.

O uso dos golfinhos destina-se a defender os navios de ataques subaquáticos. No seu artigo no USNI News, Sutton escreve que a utilização destes mamíferos “poderá impedir as forças de operações especiais da Ucrânia de se infiltrarem no porto para sabotar navios de guerra”.

Contactado pelo Washington Post, um porta-voz da Maxar Technologies concordou com a análise e explicação de Sutton para o uso das gaiolas naquele porto.

O recurso a estes animais para a defesa subaquática não é de agora. Escreve o Washington Post que a Marinha dos EUA treina estes animais, assim como leões-marinhos, desde os anos 60, precisamente para este fim.

Os golfinhos possuem os sonares mais eficazes do planeta, que permitem localizar minas ou outros objetos ameaçadores não detetáveis pelos sonares feitos pelos humanos.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados