Suécia-Portugal: Fernando Couto pede aplausos e promete motivação

15 out 2002, 20:59

Capitão da selecção reconhece insatisfação dos adeptos A selecção espera conseguir uma vitória frente à Suécia, para conseguir de novo o apoio do público português.

A discussão sobre se, neste momento, é mais fácil para a selecção portuguesa jogar fora do que em casa foi aberta há algum tempo, e já muitos jogadores falaram nisso. Fernando Couto, esta terça-feira em conferência de imprensa para antevisão da partida frente à Suécia em Gotemburgo, reconheceu que ainda não se deu a reconciliação com o público português depois do Mundial.

«Não é mais fácil jogar em casa ou fora. Gostamos de jogar em Portugal, apesar de sentirmos que agora os adeptos não têm paciência. Somos uma equipa em transição, há jogadores novos e estamos a dar o nosso melhor», disse o capitão português. Couto defendeu que «não ajuda» o facto de os portugueses não estarem completamente do lado da selecção: «Temos coisas bonitas e interessantes para dar. Queremos aplausos e produzir resultados positivos, queremos fazer bons jogos.»

O facto de até ao 2004 os jogos serem de preparação pode ferir a motivação dos jogadores. O defesa da Lazio sublinha que ela «tem de existir» sempre: «A motivação tem de estar lá sempre, seja o jogo decisivo ou não. É preciso encontrá-la para se conseguir atingir um alto nível. Há empenho entre os jogadores e a equipa técnica. Não se pode ganhar sempre.»

Quanto à táctica a utilizar - Agostinho regressa aos três centrais frente à Suécia - Fernando Couto considera saudável que Portugal consiga implementar mais do que um estilo de jogo. «Temos a sorte de os jogos não serem `a sério¿ e não haver pontos em jogo. Podemos fazer testes, e isso é positivo. Temos um grupo grande e os nossos jogadores adaptam-se a vários modelos. Com a Inglaterra usámos três centrais e fizemos uma boa exibição, frente à Tunísia voltámos ao sistema habitual e estivemos bem, apesar de a Tunísia jogar com todos atrás da linha da bola. Espero que a Suécia jogue o jogo pelo jogo e que seja uma partida interessante, com os nossos jogadores a terem mais espaço para mostrar o seu futebol», analisou.

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados