Itália
106'
2 - 1
Albânia

Governo considera que telefonar é melhor do que ir à Internet: grávidas têm de ligar para o 808 24 24 24 para saberem que urgências estão abertas

4 jun, 13:39
Grávida (Freepik)

Regras mudaram. Linha entrou em funcionamento no sábado

O Ministério da Saúde vai deixar de apresentar online o mapa e calendário de funcionamento de urgências de ginecologia e obstetrícia. A informação sobre que unidades estão abertas apenas é dada por telefone. 

A notícia foi avançada esta terça-feira de manhã pelo Expresso e confirmada pela CNN Portugal. Fonte do Ministério liderado por Ana Paula Martins diz que “a publicação e necessidade de consulta pelos utentes de mapas estáticos não constitui a melhor resposta e situações de urgência” e que, por isso, “as utentes devem sempre ligar para Linha SNS Grávida, em funcionamento corrente desde sábado, dia 1 de junho”.

Deste modo, a informação sobre as escalas deste serviço de urgência e qual os que estão em funcionamento apenas é colocada no “sistema do SNS 24, que consulta e coordena em tempo real as disponibilidades e a capacidade de resposta de cada maternidade”. O Ministério da Saúde diz ainda que “paralelamente” estão “no terreno membros da task force em contacto permanente com os hospitais do SNS”.

A Linha SNS Grávida faz parte do Plano de Emergência e Transformação na Saúde e é nada mais do que a Linha SNS24 (808 24 24 24), na qual as gestantes agora podem pedir encaminhamento para a urgência de ginecologia/obstetrícia mais próxima, tal como qualquer outro cidadão que necessite de um atendimento de urgência.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados