Novo chefe do exército britânico pede aos militares que se preparem para "lutar na Europa mais uma vez"

19 jun 2022, 17:34
O novo comandante do exército britânico, Patrick Sanders (Fotografia do Governo do Reino Unido)

Patrick Sanders substituiu, na segunda-feira, o general Mark Carleton Smith como chefe do Estado-Maior. Ao assumir o cargo, o general disse ter como "único dever" tornar o exército "o mais letal e eficaz possível"

O general Patrick Sanders, que assumiu esta semana o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército britânico, pediu aos militares para se preparem para "lutar na Europa mais uma vez" e "derrotar a Rússia em batalha".

"Nós somos a geração que deve preparar o exército para lutar na Europa mais uma vez. Existe agora um imperativo urgente de construir um exército capaz de lutar ao lado dos nossos aliados e derrotar a Rússia em batalha", pode ler-se numa carta, assinada por Patrick Sanders, e enviada este domingo aos militares.

Citado pelos media britânicos, Sanders assinalou que é "o primeiro chefe do Estado-Maior desde 1941 a assumir o comando do exército no meio de uma guerra na Europa, que envolve potências continentais".

"A invasão russa da Ucrânia sublinha o nosso principal propósito de proteger o Reino Unido, estando prontos para lutar e vencer guerras no terreno", acrescentou.

Patrick Sanders substituiu, na segunda-feira, o general Mark Carleton Smith como chefe do Estado-Maior do Exército britânico. Ao assumir o cargo, o general disse ter como "único dever" tornar o exército "o mais letal e eficaz possível".

As palavras do novo comandante do exército britânico surgem poucos dias depois da segunda visita de Boris Johnson a Kiev, na qual o primeiro-ministro do Reino Unido propôs ao presidente Volodymyr Zelensky o lançamento de um novo programa de treinos do exército ucraniano que tem o potencial de "mudar a equação" da guerra.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados