Harry e Meghan não foram convidados para a varanda de Buckingham, mas vão estar com a Rainha. Tudo o que já se sabe sobre o jubileu

6 mai 2022, 23:01

As comemorações vão arrancar no dia 2 de junho e vão contar com um concerto com 22 mil espectadores, o passeio da icónica carruagem dourada, uma demonstração aérea da Royal Air Force e até com corridas de cavalos

O príncipe Harry e Meghan Markle vão viajar para o Reino Unido, juntamente com os dois filhos, para marcarem presença no Jubileu de Platina da rainha Isabel II. No entanto, os Duques de Sussex, tal como o príncipe André, não foram convidados para se juntarem à monarca de 96 anos e ao resto da família real na varanda do Palácio de Buckingham durante a cerimónia.

Os planos para o tão aguardado jubileu da rainha de Inglaterra foram anunciados esta sexta-feira e, momentos depois, Harry e Meghan confirmaram que iriam estar presentes nas festividades, proporcionando à rainha a oportunidade de conhecer a neta Lilibet.

Rainha Isabel II acompanhada por Harry e Meghan, na varanda do Palácio de Buckingham, 10 de julho de 2018 (AP Photo)

"O príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, estão animados e honrados por participarem das celebrações do Jubileu de Platina da rainha em junho com seus filhos", referiu um porta-voz do casal à CNN Internacional.

Horas antes, o canal de televisão norte-americano tinha estado presente na conferência de imprensa no Palácio de Buckingham, onde supostamente iriam ser apresentados todos os detalhes das comemorações, mas o mistério em torno de algumas matérias manteve-se.

Eis o que a CNN já desvendou, até ao momento, sobre o momento tão aguardado no Reino Unido.

Harry, Meghan e o príncipe André não vão estar na varanda

Como já referido no início deste artigo, existem vários membros da família real que não vão marcar presença na icónica varanda do Palácio de Buckingham durante o desfile “Trooping the Color”, que dará início às festividades na manhã de quinta-feira, dia 2 de junho.

Um porta-voz da coroa britânica revelou à CNN Internacional que apenas os membros da realeza que exercem funções serão incluídos neste tradicional painel. Ora, isto significa que o casal Harry e Meghan não estará presente, uma vez que se desvinculou da família real em 2020 e, desde então, não participa nos deveres reais.

O príncipe André também acaba por ficar de fora, por ter sido destituído dos deveres e de todos os títulos reais, no seguimento do processo em torno o escândalo sexual que envolvia Jeffrey Epstein.

A rainha ficará, então, acompanhada pelos filhos Charles, Edward e Anne, bem como, pelo príncipe William, Kate e pelos filhos do casal, entre outros membros da família real.

No entanto, estes trâmites não significam que Harry e Meghan não vão participar nas comemorações, porque um grupo mais alargado da família real, tradicionalmente, participa nas celebrações religiosas, como a que acontece na Catedral de St. Paul.

Desfile da carruagem dourada nas comemorações do jubileu de ouro, 4 de junho de 2002. (Getty Images)

A presença da rainha ainda não está confirmada

A mesma fonte, próxima da família real, explicou ainda à CNN Internacional que Isabel II “está ansiosa” para que o fim de semana aconteça e planeia participar nas festividades, mas que a “sua presença não será confirmada até que estejamos mais perto do próprio dia”.

Nas últimas semanas, a monarca de 96 anos tem tido dificuldades de locomoção que a têm obrigado a falhar várias aparições públicas, incluindo, este mês, as festas do jardim do Palácio de Buckigham.

Rainha Isabel II recebe presidente da Suíça e a mulher no Castelo de Windsor, 28 de abril de 2022. (AP Photo)

Vai existir uma festa no palácio

Já sabíamos que estava a ser organizado um concerto na parte exterior do Palácio de Buckingham, seguindo as tradições do jubileu que costuma contar com a presença de várias estrelas internacionais do mundo da música, que atuam num palco de grandes dimensões junto ao edifício central.

Contudo, ainda não havia sido tornada pública qualquer imagem do local das atuações. Até que, a BBC, revelou uma projeção do imponente palco. Foi ainda anunciado que o espetáculo terá cerca de 22 mil espectadores, incluindo cinco mil ingressos que se destinam a trabalhadores essenciais. Há 10 anos, a Rainha Isabel II foi congratulada com as atuações de nomes como Paul McCartney, Elton John e Stevie Wonder.

Projeção do palco no Palácio de Buckingham destinado ao concerto do Jubileu de Plantina de Isabel II (Imagem BBC)

Demonstração da Royal Air Force, a carruagem dourada e um dia de corridas de cavalo

Os planos para este “fim de semana” de quatro dias, não ficam por aqui. Segundo a CNN Internacional, está ainda confirmada uma demonstração aérea, organizada pela Royal Air Force – força aérea britânica -, enquanto os membros da família real estiverem a acenar aos espectadores. Espera-se que este seja o clímax desfile “Trooping the Color”.

Depois, no sábado, o hipódromo de Epsom vai ser o palco da 243.ª edição da famosa corrida de cavalos, Derby. No domingo, as ruas britânicas vão encher-se com almoços comunitários próprios do jubileu, destinados a todos os cidadãos. O Palácio de Buckingham revelou que mais de 60 mil pessoas já se registaram para a refeição conjunta, um pouco por todo o país.

Em Londres, ainda no domingo, é esperado que a icónica carruagem dourada da Rainha Isabel II volte a sair às ruas da cidade. Algo que acontece nos maiores eventos reais desde 1972. A monarca passeou no interior do veículo puxado por cavalos nos jubileus de 1977 e 2002, mas isso não se vai repetir desta vez. Ao invés disso, vão ser exibidas nas janelas imagens da rainha durante a sua coroação em 1952.

Espera-se agora que, até dia 2 de junho, sejam divulgados mais pormenores destas comemorações.

Isabel II no interior da carruagem dourada nas comemorações do jubileu de ouro, 4 de junho de 2002. (GettyImages)

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados