Desfiles, missas, faróis e uma competição de sobremesas. O plano para o jubileu da rainha

10 jan 2022, 13:09
Rainha Isabel II condecora Thomas Moore

Rainha Isabel II é a primeira monarca britânica a completar o Jubileu de Platina e são vários os eventos que vão assinalar este marco histórico

A 6 de fevereiro, Isabel II será a primeira monarca britânica a celebrar o Jubileu de Platina. São 70 anos como Rainha de Inglaterra e da Comonwealth.

Para assinalar este aniversário inédito, a festa foi transferida e prolongada em junho, mas há mais eventos ao longo do ano. O plano oficial foi divulgado, esta segunda-feira, pelo Palácio de Buckingham, e revela que no Reino Unido vão ser dados quatro dias de feriado - de 2 a 5 de junho - para que os britânicos possam participar.

O projeto de plantação de árvores

Mais de 60 mil árvores foram plantadas no Reino Unido desde o início da época de plantação para assinalar o aniversário do reinado. 

"The Queen’s Green Canopy" gera a plantação de grandes árvores de celebração, novas avenidas de árvores majestosas e novas florestas expansivas, das quais beneficiarão as gerações futuras. O projeto trabalha também para proteger 70 árvores antigas e florestas que são parte da história do país.

Cada plantação é registada num mapa digital que será apresentado à rainha no final do ano do Jubileu. O projeto continua até março de 2023.

Coleção real

Para assinalar a data, serão estreadas três exibições especiais de objetos pessoais da rainha para marcar ocasiões significativas do reinado, nas residências reais oficiais, a partir de julho de 2022.

Nas salas de Estado do Palácio de Buckingham, serão expostos retratos de Isabel II tirados por Dorothy Wilding entre 1953 e 1956, ao lado das jóias escolhidas para as sessões.

Já no Castelo de Windsor, será exposto o vestido e o manto usado pela Rainha para a coroação na Abadia de Westminster a 2 de junho de 1953, enquanto que, no Palácio de Holyroodhouse, os visitantes vão poder ver as roupas utilizadas nos Jubileus de Prata, Ouro e Diamante.

Propriedades privadas da rainha

As celebrações também vão decorrer nas propriedades privadas da Rainha - Sandringham e Balmoral - quer para os residentes locais, quer para os visitantes. Os eventos são gratuitos e acontecem de 2 a 5 de junho. 

Em Sandringham, será exibido, no Royal Parkland, a 'Platinum Party at de Palace", da BBC Concert. Será ainda iluminado o farol de Sandrigham.

Celebrações do jubileu

De 12 a 15 de maio, vão decorrer vários eventos. Mais de 500 cavalos e mil artistas vão criar uma peça de teatro de 90 minutos que será exibida no Royal Windsor Horse Show. A produção vai levar a audiência numa viagem pela história desde Elizabeth I até aos dias de hoje.

Competição de sobremesas

As sobremesas são já uma tradição para a rainha e, por isso, fazem parte das celebrações. Para assinalar o jubileu, foi criada uma competição - pela Fortnum & Mason - em que residentes do Reino Unido com mais de 8 anos podem tentar criar a receita para a sobremesa de platina perfeita.

Os cinco finalistas do concurso vão ter de preparar uma sobremesa que possa ser provada pelo júri, entre os quais se encontram a dama Mary Berry e o chef do Palácio de Buckingham, Mark Flanagan. A receita vencedora vai estar disponível para o público provar no Grande Almoço de Jubileu, no fim de semana de 5 de junho.

Quinta, 2 de junho

Na parada de aniversário da rainha, mais de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos vão desfilar por Londres. O evento normalmente acontece no segundo sábado de junho, mas este ano foi integrado nas celebrações do jubileu. A família real deve reunir-se nas varandas do Palácio de Buckingham e é expectável que o príncipe Harry e Meghan Markle viajem até Londres para participar. Se também quiser ir, os bilhetes vão estar à venda aqui.

Mantendo a tradição, mais de 1.500 faróis devem ser iluminados em todo o Reino Unido e noutros territórios. Pela primeira vez, faróis também serão acesos em cada uma das capitais dos países da Commonwealth para celebrar o Jubileu de Platina da Rainha.

Sexta, 3 de junho

Será celebrada uma missa de Ação de Graças pelos 70 anos de reinado na Catedral de São Paulo.

Sábado, 4 de junho

Derby em Epsom Downs: acompanhada por membros da Família Real, a rainha comparecerá na corrida de cavalos.

Festa de Platina no Palácio: a BBC vai transmitir um concerto especial ao vivo do Palácio de Buckingham. O espetáculo vai reunir vários nomes do entretenimento para celebrar os 70 anos de reinado. Os membros do público serão convidados a inscrever-se para participar no evento e os detalhes da votação para os residentes do Reino Unido para garantir os bilhetes serão divulgados em fevereiro.

Domingo, 5 de junho

Grande Almoço do Jubileu: desde 2009, "The Big Lunch" incentiva as comunidades a juntarem-se para celebrar e conhecerem-se melhor. O encontro pode ser pequeno ou grande, como festas de rua, piquenique ou um churrasco de jardim. Mais de 1.400 pessoas já se registaram no evento.

The Platinum Jubilee Pageant: artistas, dançarinos, músicos, militares, trabalhadores e voluntários vão unir-se para contar a história do reinado num festival que combinará glamour com artes de rua, teatro, música, circo, fantasias, bem como tecnologia de ponta. No evento, vão participar talentos de todas as partes do Reino Unido e de toda a Commonwealth.

Rio da Esperança: parte importante do concurso é a secção "rio da Esperança", composta por bandeiras feitas por crianças de escolas primárias e secundárias. O rio de mais de 200 bandeiras será exibido no The Mall. A bandeira vencedora será exibida em todo o país como parte das celebrações do jubileu.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados