CNN Portugal lança "Pulsómetro" para a campanha

29 fev, 17:27
Pulsómetro

CNN Portugal reforça cobertura da campanha eleitoral com recurso a novas tecnologias. Parceria com a Augusta Labs cria ferramenta para medir o sentimento nas redes sociais. Quem se saiu melhor durante o dia? O Pulsómetro dá uma resposta.

É mais uma inovação lançada pela CNN Portugal, marca líder nos canais de informação em Portugal desde há 26 meses – ou seja, desde que surgiu no mercado. Na campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2024, está lançado o “Pulsómetro da Campanha”, que se destina a medir os sentimentos das redes sociais em cada um dos dias de campanha.

Trata-se de um indicador de sentimento nas redes sociais, desenvolvido em parceria com a Augusta Labs, e que surge depois do “Pulsómetro”, um projeto de sucesso que ajudou a medir a forma como as redes sociais reagiram aos debates eleitorais.

“Este produto tecnológico baseia-se na análise de opiniões de portugueses manifestadas em fóruns imparciais (não afiliados a qualquer partido) em várias redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Reddit e Youtube”, explica a Augusta Labs, que desenvolveu o produto.

São consideradas apenas opiniões relativas à performance comparativa dos candidatos presentes em cada debate, interpretadas através de um LLM (“large language model”, um modelo de linguagem natural) capaz de realizar uma análise de sentimento às várias interações identificadas. “Através deste processo, extrai-se informação que permite formular uma aproximação precisa da opinião pública portuguesa nestes fóruns”, acrescenta a Augusta Labs.

O modelo utilizado é desprovido de inclinações políticas, garantindo imparcialidade na interpretação dos dados. 

Uma nota importante: os dados não são nem sugerem uma aproximação a sondagens ou intenções de voto dos portugueses nas eleições legislativas. Eles são sim uma análise à opinião expressada nas redes sociais face a cada um dos debates sob análise. 

Este projeto tecnológico, inédito no espaço mediático português, é lançado em fase experimental. Ele foi desenvolvido em parceria entre a Augusta Labs e a CNN, garantido a transparência da informação, e visando medir indicadores de sentimento no decurso da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2024.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Mais Lidas

Patrocinados