Sobre o Pulsómetro de Campanha
Este produto tecnológico baseia-se na análise de opiniões de portugueses manifestadas em várias redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram. São realizadas duas análises:
1) “Quais os partidos mais falados?” – através da rubrica “Volume total de menções nas redes sociais”, que mede a proporção do volume total de menções de cada partido no universo do número total de menções;
2) “Quais os partidos sobre os quais se fala “melhor”? – através da “análise de sentimento para cada partido”, que analisa a percentagem de interações positivas e negativas no total de menções relativas a um partido individual.
Ambas as análises são apresentadas de forma dinâmica, através da secção “Hoje”, na qual observamos os valores do dia que corre, e de forma evolutiva, através a secção “Variação diária”, na qual observamos a evolução destes valores ao longo dos vários dias de campanha. A atualização é feita de forma sistemática de hora a hora, sendo que os primeiros resultados só são apresentados quando há uma amostra representativa.
Os comentários são interpretados através de um LLM (“Large Language Model” - modelo de linguagem natural) capaz de realizar uma análise de sentimento às interações identificadas. Através deste processo, extrai-se informação que permite formular uma aproximação ao sentimento expressado pela população portuguesa nestes fóruns.
A atualização dos dados é feita diariamente, começando às 00:00 e decorrendo até às 23:59, sendo depois renovada às 00:00 do dia seguinte.
O modelo utilizado é desprovido de inclinações políticas, garantindo imparcialidade na interpretação dos dados. Os dados não são nem sugerem uma aproximação a sondagens ou intenções de voto dos portugueses nas eleições legislativas de 2024, mas sim uma análise à opinião expressada nas redes sociais em cada dia de campanha sob análise. Este projeto tecnológico, inédito no espaço mediático português, é lançado em fase experimental. Foi desenvolvido em parceria entre a Augusta Labs e a CNN Portugal, garantindo a transparência da informação e visando medir indicadores de sentimento no decurso da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2024.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Em que plataformas são recolhidos os dados utilizados pelo Pulsómetro?
Os dados recolhidos são provenientes de interações nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook.
Que tipo de páginas estão excluídas?
Páginas oficiais dos partidos, páginas de membros afiliados aos partidos e páginas de comentadores com uma posição partidária especificada.
Que tipo de páginas estão incluídas?
Páginas como as contas de canais de televisão/plataformas de media não afiliadas a nenhum partido ou publicações de utilizadores sem afiliação oficial.
Como são recolhidos os dados utilizados pelo Pulsómetro?
Os comentários utilizados pelo Pulsómetro são extraídos em massa das contas das redes sociais filtradas pelos critérios acima descritos.
De que forma são analisadas as interações?
Cada interação é analisada através de um LLM (tecnologia por detrás do ChatGPT) que, tendo em conta o contexto em que está exposta, interpreta semanticamente o conteúdo da interação de modo a identificar não só o partido político interpelado, como também o sentimento (positivo, negativo ou neutro) do utilizador sobre o partido político. O modelo tem a capacidade de detetar ironia e outras formas de discurso informais e elimina comentários que expressam opiniões contraditórias classificando-as como neutras. O modelo não tem acesso à posição política de cada partido nem tem opinião sobre a mesma, sendo a pesquisa meramente semântica e de sentimento da população.
O que significa o “Volume total de menções nas redes sociais”?
O modelo por detrás do Pulsómetro da Campanha mede a proporção de interações nas redes sociais nas quais cada partido é interpelado diariamente. A rúbrica “Volume total de menções nas redes sociais” permite assim apresentar quais os partidos sobre os quais as pessoas mais falam nas redes sociais.
O que significa a “Análise de sentimento para cada partido”?
O modelo por detrás do Pulsómetro da Campanha analisa, para cada interação identificada nas redes sociais que interpela um partido em concreto, se esta é positiva, negativa ou neutra. A rubrica “Análise de sentimento para cada partido” exclui as interações neutras e verifica qual a percentagem de interações positivas e negativas face a cada partido, permitindo apresentar quais são os partidos sobre os quais a população fala "melhor".
O que é um LLM?
Um LLM, ou Modelo de Linguagem de Grande Dimensão, é uma forma avançada de inteligência artificial desenhada para compreender, gerar e trabalhar com texto humano de forma fluente. Estes modelos possuem uma capacidade bastante desenvolvida de interpretar texto. Ao examinar grandes volumes de texto, um LLM consegue identificar padrões e nuances que indicam sentimentos positivos, negativos ou neutros, possibilitando-lhe avaliar a tonalidade emocional de um texto, sendo esta funcionalidade particularmente útil na análise de redes sociais.
Como impedimos “bots” ou contas falsas de terem impacto no resultado?
O Pulsómetro tem subjacente um sistema de controlo contra este tipo de agentes, capaz de analisar cada conta individual que expõe uma interação e compreender se estamos ou não perante uma conta criada com o intuito de manipular a opinião pública. Estes critérios não serão revelados de modo a mitigar possíveis estratégias para contornar estes filtros por parte de interessados em adulterar os resultados.