21 dias depois, gasóleo voltou abaixo dos €2. Veja os preços

5 jul 2022, 07:26
Combustíveis. Foto: Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images

Esperava-se uma descida a rondar os oito cêntimos por litro esta segunda-feira. Dados oficiais mostram que a redução foi um pouco menor

O preço do gasóleo simples desceu esta segunda-feira para um preço médio em Portugal continental abaixo dos dois euros por litro, o que já não acontecia desde 12 de junho, 21 dias antes. Todos os outros combustíveis mais vendidos continuam, contudo, acima desta barreira. Incluindo o gasóleo especial.

Os dados são da Direção-Geral de Energia e Geologia desta terça-feira e espelham as variações de segunda-feira, dia em se esperava uma descida do gasóleo de oito cêntimos, redução que acabou por ser menor. Na gasolina, a descida dos preços foi pouco mais do que ligeira.

De uma segunda-feira para a outra, o gasóleo simples desceu 7,3 cêntimos por litro, para um preço de venda de 1,993 euros. Já o gasóleo especial desceu 7,8 cêntimos, para 2,016 euros por litro.

A gasolina simples 95 caiu apenas 1,7 cêntimos, para um preço de 2,084 euros por litro. A gasolina especial 95 custa agora 2,099 euros por litro, menos 2,5 cêntimos do que uma semana antes. Finalmente, a gasolina 98 desceu 1,5 cêntimos, para 2,239 euros por litro. E a gasolina especial 98 reduziu 2,3 cêntimos, para 2,246 euros por litro.

Em relação à véspera da invasão da Ucrânia pela Rússia, 23 de fevereiro, os preços do gasóleo estão cerca de 33 cêntimos mais caros por litro. Já os preços da gasóleo estão entre cerca de 27 e 30 cêntimos mais caros.

Recorde-se que o governo introduziu uma descida de impostos desde maio, que perdurará pelo menos até ao final de agosto, e que atenuou estas subidas.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados