Poeiras do Saara estão de volta, mas com "menor expressão"

24 mar 2022, 13:16

"Será uma concentração muito menor e mais limitada", disse meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

As poeiras laranjas do Saara estão de volta a Portugal, já esta quinta-feira e sobretudo na sexta-feira, de acordo com informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Principalmente amanhã, é provável que haja novamente um episódio de poeiras provenientes do norte de África. É um episódio mais temporário e em princípio de menor expressão", adiantou a meteorologista Maria João, em entrevista à TVI/ CNN Portugal.

A concentração das poeiras não será tão concentrada como a que o país assistiu no início da semana passada. "Será uma concentração muito menor e mais limitada", continuou a especialista, reforçando, no entanto, que o fenómeno deve depois voltar a repetir-se, a 28 de março.

"Vamos ter um episódio de poeiras, em especial nos dias 24 e 25. No entanto, não se espera que seja um episódio semelhante ao anterior. Ou seja, será um episódio habitual quando há este tipo de circulação na atmosfera", insistiu.

Esta situação está relacionada com a circulação de uma depressão localizada a sudoeste do território do continente, que irá deslocar-se para leste e, por isso, no dia 26, já deve ter desaparecido, ou já estar muito dissipada.

Recorde os conselhos elaborados a semana passada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a propósito das poeiras de África:

  • Evitar esforços prolongados;
  • Limitar a atividade física ao ar livre;
  • Evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
  • Os grupos vulneráveis devem manter-se no interior dos edifícios e preferencialmente com as janelas fechadas.

Este grupo inclui as crianças, os idosos, os doentes com problemas respiratórios crónicos (designadamente asma) e doentes do foro cardiovascular. 

  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;
  • Caso tenha sintomas, a DGS recomenda que contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorra a um serviço de saúde.

Para além desta informação, a meteorologista adiantou que é expectável que a chuva se mantenha, pelo menos, até sábado. 

"Hoje, sobre todo o território continental, temos uma situação de períodos de chuva e aguaceiros. Poderá ser mais forte nas regiões centro e sul", explicou, adiantando que os distritos de Santarém, Évora e Portalegre estão mesmo sob aviso amarelo devido à precipitação.

A precipitação deverá vir também acompanhada por trovoada, fenómenos que vão perdendo a expressão até domingo. Na próxima segunda-feira, deverá voltar uma depressão e com ela a chuva.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados