Poeira laranja do Saara já chegou a Portugal. Fenómeno vai manter-se até quinta-feira

15 mar 2022, 13:06

A intensificação e aproximação da tempestade Célia contribuiu para este episódio. Efeito será visível em quase todo o país

A poeira vinda do deserto do Saara que pintou o céu de Espanha de laranja também já chegou a Portugal, mais concretamente, à cidade de Bragança. A CNN Portugal teve acesso a várias imagens de contentores do lixo e automóveis cobertos por uma espécie de pó laranja. 

Bragança acordou coberta de poeira laranja (Foto: Direitos Reservados)

Numa entrevista à TVI/CNN Portugal, Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou que todo o território nacional pode ser atingido, em particular o interior Norte e Centro, por estas poeiras oriundas do norte de África. 

"Tem origem no norte de África e tem que ver com a intensificação e aproximação da tempestade Célia que acabou por levantar muita poeira para a atmosfera que agora acaba por atingir Portugal Continental, em particular o interior Norte e Centro". 

O meteorologista disse ainda que "este episódio se vai prolongar até dia 17", porque a depressão Célia "mantém o quadrante leste sobre Portugal Continental" e há "uma intensificação do anticiclone mais a norte". 

Em comunicado, o IPMA acrescenta ainda que "os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação". Isto significa, por exemplo, que as pessoas com problemas respiratórios podem ser mais afetadas. 

Questionado se vai ser visível em Portugal o céu todo laranja como se verificou em Espanha, Bruno Café referiu que o "efeito será visível" no Norte e Centro e que a região Sul "poderá estar mais resguardada". 

Poeira laranja do Saara em Madrid, Espanha (AP Images/Manu Fernandez)
Poeira laranja do Saara em Valência, Espanha (Jorge Gil/Europa Press via AP

 

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados