Chegou a primavera? Chuva e neve em vários pontos do país, incluindo na Madeira

23 mar 2022, 12:02
Chuva (Getty Images)

"É muito provável que já tenha nevado e que esteja a nevar no Pico do Areeiro", explicou à CNN Portugal Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA. Castelo Branco e Guarda em alerta devido à queda de neve e seis distritos sob aviso amarelo devido à precipitação

A primavera chegou, mas os primeiros dias da nova estação prometem ser frios, nublados e chuvosos.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos próximos dias pode contar com muita chuva de norte a sul do país e ilhas, mas não só. Esta quarta-feira, os distritos de Castelo Branco e da Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve, mas a surpresa é o arquipélago da Madeira, onde os especialistas apontam para a queda de neve. 

"É muito provável que já tenha nevado e que esteja a nevar no Pico do Areeiro", explicou à CNN Portugal Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA.

A especialista explicou que as temperaturas têm estado muito baixas, levando à ocorrência de aguaceiros sob a forma de neve.

"A temperatura é inferior a dois graus mas não está negativa", apontou Patrícia Gomes, explicando que este fenómeno na Madeira não deve prolongar-se para os próximos dias, uma vez que as temperaturas vão subir no arquipélago. "Prevê-se céu muito nublado com aguaceiros, mas não deve ocorrer neve a partir de amanhã, uma vez que sobem as temperaturas", continuou. 

Pelo contrário, a Serra da Estrela, situada no distrito de Castelo Branco, está sob aviso amarelo devido à quantidade de neve acumulada. 

“Está sob aviso porque as quantidades de neve acumuladas têm impacto. Tem estado a nevar, a temperatura está muito baixa na Torre, levando à acumulação de cerca de cinco centímetros", explicou a meteorologista.

Se pensa ir com a família à serra no fim de semana, não se preocupe: as previsões do IPMA indicam que a neve deve manter-se naquela zona.

Já Beja, Évora, Faro, Lisboa, Santarém e Setúbal estão sob aviso amarelo devido à precipitação, esta quarta-feira, e Patrícia Gomes avança que, pelo menos até ao fim de semana, os aguaceiros devem manter-se com intensidade, em especial nas regiões Centro e Sul, sendo possível que esta venha acompanhada por trovoada.

"Até sexta-feira, os aguaceiros vão diminuindo gradualmente, tanto em intensidade como em frequência", adiantou, dizendo que para o fim de semana são esperados aguaceiros mais fracos e espaçados. Para domingo, de acordo com as previsões disponíveis neste momento, haverá períodos de muita nebulosidade, mas sem registo de precipitação.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados