Passadeiras de corrida causam milhares de lesões todos os anos. Saiba como utilizar uma de forma segura

CNN , Melanie Radzicki McManus
10 mar, 16:00
Treadmill (Getty Images)

Antes de iniciar qualquer novo programa de exercício, consulte o seu médico. Pare imediatamente se sentir dores

Embora as passadeiras estejam entre as peças mais populares de equipamento de fitness, podem ser perigosas.

De acordo com a Comissão de Proteção ao Consumidor dos Estados Unidos, mais pessoas ficam feridas em acidentes com passadeiras do que com qualquer outra peça de equipamento de exercício. Mais de 22.000 pessoas visitaram urgências hospitalares em 2019 por lesões em passadeiras, revelou à CNN um porta-voz da agência federal.

As lesões típicas incluem quedas, entorses e distensões, mas as passadeiras também podem causar queimaduras graves, concussões, ossos partidos e até a morte, embora esta última seja rara.

"Há todo o tipo de perigos nas passadeiras, porque são máquinas", afirmou Clark Stevenson, proprietário da Treadmill Doctor, uma empresa de reparação de passadeiras sediada em Memphis, no Tennessee.

Mas estes perigos não se limitam apenas aos utilizadores. As crianças e os animais de estimação são particularmente susceptíveis a lesões nas passadeiras durante a utilização doméstica. Em abril de 2021, a CPSC chegou mesmo a emitir um aviso urgente aos consumidores para deixarem de utilizar a máquina Peloton Tread+ depois de uma criança ter ficado presa debaixo de uma e ter morrido.

Dana Noffsinger conhece os perigos que as passadeiras podem representar para as crianças. Como enfermeiro no Nationwide Children's Hospital em Columbus, Ohio, ele e um colega fizeram um estudo sobre queimaduras causadas por passadeiras em crianças que foram tratadas no hospital. O estudo de 2017, publicado no Journal of Burn Care & Research, concluiu que as queimaduras na passadeira eram mais graves do que as queimaduras provocadas pelo contacto com um fogão quente.

As queimaduras ocorriam normalmente quando uma criança colocava a mão numa passadeira em movimento, que depois ficava presa perto da parte de trás da máquina enquanto esta continuava a funcionar.

"O que mais nos impressionou foi o facto de estas queimaduras da passadeira serem muito profundas e difíceis de curar", afirmou Noffsinger. "Tivemos doentes com lesões suficientemente profundas para se poder ver o osso e os tendões expostos, o que não acontece com outros tipos de queimaduras."

Mesmo após a cura, as queimaduras na passadeira acarretam um risco significativo de cicatrizes que podem limitar a função da mão para o resto da vida da pessoa, acrescentou Noffsinger.

Principais medidas de segurança da passadeira

Felizmente, segundo os especialistas, é relativamente fácil utilizar uma passadeira em segurança.

Em primeiro lugar, certifique-se de que está a usar roupa de exercício bem ajustada e sapatos resistentes. Antes de entrar na máquina, faça um aquecimento com alongamentos e exercícios de mobilidade, explica Stevenson. Em seguida, suba para a máquina e prenda bem a chave de segurança à sua camisola. Se correr o risco de cair da passadeira, a chave de segurança desliga imediatamente a máquina.

Em seguida, coloque-se no tapete e ligue a passadeira a uma velocidade lenta. Stevenson recomenda 1,6 quilómetros por hora. Familiarize-se com o movimento do tapete e, em seguida, acelere e caminhe lentamente durante algum tempo antes de alterar a velocidade ou a inclinação. Quando o exercício terminar, desligue a máquina e certifique-se de que parou antes de sair. 

Negligenciar a utilização da chave de segurança é um dos principais erros que, segundo Stevenson, os utilizadores de passadeiras cometem. "Andar numa passadeira sem a chave de segurança é como conduzir sem cinto de segurança", afirmou. "Noventa e nove por cento das vezes não é necessário utilizá-la, mas quando é preciso, é mesmo preciso." 

O especialista certificado em força e condicionamento Kyle Firmstone já viu muitas atividades duvidosas na passadeira. Treinador principal na Crunch Fitness, em Nova Iorque, Firmstone afirma que não se deve andar demasiado perto da consola (onde estão os botões de controlo), não se deve saltar para dentro e para fora do tapete enquanto a máquina ainda está em movimento, nem colocar a passadeira a uma velocidade superior à que consegue aguentar. 

"Falar com outras pessoas também pode ser problemático", explicou Firmstone. "Já vi pessoas a voar para fora da passadeira porque estavam a olhar numa direção diferente da que estavam a correr, o que prejudica a sua propriocepção (a capacidade do corpo para sentir o movimento e a localização)." 

Medidas de segurança para utilização em casa 

Quando estiver a utilizar uma passadeira em casa, certifique-se de que há bastante espaço livre atrás da máquina, salientou Stevenson. Se por acaso cair, precisará de um local seguro para aterrar. Embora muitos fabricantes digam que só precisa de pouco mais de um metro de espaço livre, Stevenson recomenda cerca de dois metros. Na sua casa, o especialista com 1,80 m de altura tem 2,4 metros de espaço livre atrás da passadeira. 

A manutenção do tapete rolante com um lubrificante de silicone, de acordo com as recomendações do fabricante, e a limpeza da máquina também são importantes, e nunca utilize a passadeira quando uma criança ou um animal de estimação sem vigilância estiver na divisão. 

"Nunca se deve ter uma criança na mesma divisão que uma passadeira em funcionamento", afirmou Stevenson. "Isso é pedir para ter problemas. Basta uma fração de segundo para que uma criança ponha a mão sobre o tapete ou por baixo dele." 

Embora não exista uma recomendação de idade definida para a utilização da passadeira, Noffsinger explicou que crianças com 12 anos ou mais devem poder utilizar com segurança uma passadeira sem a supervisão de um adulto. 

"É a mesma diretriz para o corte de relva", afirmou. "A criança precisa de ter idade suficiente para conhecer os perigos e os riscos."

Independentemente da sua idade, não exagere se for novo na utilização da passadeira. O seu corpo precisará de tempo para se adaptar a esta nova forma de exercício. Embora semelhante a caminhar ou correr no exterior, fazer o mesmo numa passadeira não é idêntico, devido ao tapete rolante. 

Melanie Radzicki McManus é uma escritora freelancer especializada em caminhadas, viagens e boa forma física.

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados