Navio russo que NRP Mondego deixou escapar volta a passar na Madeira sem escolta

26 jun 2023, 23:11

O 'Akademik Tryoshnikov' realizou uma travessia ao largo da Ilha da Madeira sem ser acompanhado pela Marinha, ainda que, no Funchal, estejam presentemente duas lanchas atracadas no porto

O navio russo 'Akademik Tryoshnikov' voltou a realizar uma travessia ao largo da Madeira, entre domingo e esta segunda-feira, sem ser acompanhado por meios da Marinha portuguesa, segundo apurou a CNN Portugal e a TVI. 

Este navio foi o mesmo que, em março, passou sem escolta pela região após o incidente gerado por um grupo de 13 marinheiros ao serviço do Navio NRP Mondego que se recusaram a embarcar e a completar a missão.

Ao que a CNN/TVI conseguiu apurar, não houve nenhuma operação naval de interceção e de acompanhamento. Isto terá acontecido, ainda que, no Funchal, estejam presentemente duas lanchas, 'Orion' e 'Hidra' atracadas no porto, que também ficaram paradas.

O 'Akademik Tryoshnikov' é apresentado como um quebra-gelo de investigação científica.

Em 11 de março, o NRP (Navio da República Portuguesa) Mondego falhou uma missão de acompanhamento deste navio russo a norte da ilha de Porto Santo, após quatro sargentos e nove praças se terem recusado a embarcar alegando razões de segurança.

A Marinha participou o sucedido à Polícia Judiciária Militar (PJM), em Lisboa, no âmbito de inquérito criminal, tendo também instaurado processos disciplinares.

 

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados