Futsal: os 14 escolhidos de Jorge Braz para o Europeu

12 jan 2016, 12:42

Portugal está no grupo A com a anfitriã Sérvia e Eslovénia

O selecionador Jorge Braz anunciou os 14 convocados para o Europeu de Futsal, a realizar no mês de fevereiro em Belgrado, na Sérvia. Ricardinho, a grande «estrela» desta seleção, está obviamente na lista, mas o grande destaque vai para apenas a convocatória de dois guarda-redes e não três como habitual.

Cardinal foi chamado mesmo não podendo jogar a fase de apuramento por castigo, a pensar na fase decisiva da prova.

Jorge Braz fez duas trocas em relação à última convocatória, em dezembro a contar para a qualificação para o Mundial, chamando Paulinho (Sporting) e Anilton (Fundão). Mário Freitas e Ré, ambos do Benfica, foram os jogadores que caíram dessa lista.

O Sporting é o clube mais representado com cinco jogadores. Segue-se o Benfica com três e o Braga/AAUM e o Inter Movistar (Espanha) com dois elementos. Fundão e Axed Group Latina (Itália) estão representados com um jogador. 
 
Portugal terá como adversários no grupo A a anfitriã Sérvia e a Eslovénia. Este será o oitavo Europeu da seleção das Quinas que já se encontrou duas vezes com os sérvios em fases finais (2010 e 2012) vencendo sempre. Com os eslovenos nunca houve duelos em fases finais de Campeonatos da Europa.

Para chegar ao Europeu que se disputa entre 2 e 13 de fevereiro, Portugal venceu o grupo 7 de qualificação, superando Cazaquistão, Roménia e Geórgia.

Nas oito presenças portuguesas, o melhor que Portugal conseguiu foi a segunda posição em 2010, perdendo na final com a Espanha por 4-2.

De 2010 em diante, Portugal foi sempre eliminado pela Itália. Em 2012 nos quartos de final (3-1) e em 2014 nas meias-finais (4-3), tendo perdido depois o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar com a Espanha (8-4).

Antes do segundo lugar em 2010, os «lusos» participaram mais quatro vezes. Em 2007 foram também eliminados nas meias-finais, pela Espanha, na decisão por grandes penalidades. Nos terceiros e quartos, a Rússia levou a melhor sobre a seleção treinada, na altura, por Orlando Duarte.

Em 2005, 2003 e 1999, Portugal foi eliminado sempre na fase de grupos.

Todos os jogos da competição serão transmitidos em direto e em exclusivo na TVI.



Convocados:

Guarda-redes: Vítor Hugo (Braga/AAUM), Bebé (Benfica);

Jogadores de campo: Ricardinho e Cardinal (Inter Movistar), Fábio Cecílio e Bruno Coelho (Benfica) Paulinho, Djô, Pedro Cary, Fabinho e João Matos (Sporting), Anilton (Fundão), Arnaldo (Axed Group Latina), Tiago Brito (Braga/AAUM)

 
Jogos:
Eslovénia – Portugal, 4 de fevereiro (18h30)
Portugal – Sérvia, 6 de fevereiro (21 horas)
 

Relacionados

Patrocinados