Volta a Espanha: uma corrida para os espanhóis

5 set 2003, 17:54

Os maiores candidatos são nacionais Os grandes corredores estrangeiros estão ausentes, fica para as equipas nacionais a discussão do título.

Arranca este sábado a Volta a Espanha, na sua 58ª edição, com partida em Gijon e chegada a Madrid. Sem os nomes grandes do Tour, Lance Armstrong, Jan Ullrich, Joseba Beloki ou Alexander Vinokourov, a Vuelta deste ano é uma das mais duras de sempre, com os corredores nacioais a perfilarem-se para concorrer aos lugares principais.

Aitor Gonzalez (Fassa Bortolo), vencedor da edição do ano passado, e Roberto Heras (US Postal), vencedor da edição de 2000, são dois dos principais candidatos, numa prova onde a representação nacional vai estar a cargo da Maia-Milaneza e de José Azevedo, ainda pela ONCE. Angel Casero (Bianchi), Oscar Sevilha (Kelme) ou Igor Gonzalez Galdeano (ONCE) são outros candidatos ao primeiro lugar. A Euskaltel deixa de fora as duas figuras que brilharam no Tour, Iban Mayo e Haimar Zubeldia, apresentando Roberto Laiseka e David Etxebarria.

A montanha vai dominar os quase três mil quilómetros de percurso: Cauterets, em França, Pla de Beret, Port Envalira (Andorra), Sierra de La Pandera e Sierra Nevada são as metas complicadas, com mais uma chegada ao Alto de Abantos, em contra-relógio. Aqui incluem-se cinco passagens de categoria especial e 11 (!) de primeira. As corridas individuais estão presentes em mais duas etapas, com chegadas solitárias a Saragoça e Albacete. A Vuelta abre este sábado com um contra-relógio por equipas. Depois de uma passagem pelos Pirinéus em três etapas, com idas a França e Andorra, nas sétima, oitava e nona etapas, há um contra-relógio e a montanha volta na Serra Nevada, nas 15ª e 16ª etapas.

Para a partida em Gijon estão incritas 22 equipas, e 198 corredores, incluindo a Domina Vacanze. A equipa italiana esteve para ser retirada da prova, devido à decisão entretanto revogada de não levar Mario Cipollini, campeão do Mundo, a Espanha. Considerado imprescindível pela organização, Cipo terá em Alessandro Patacchi, da Fassa Bortolo (seis vitórias no Giro e quatro no Tour) e Erik Zabel (Telekom) grandes adversários nas chegadas ao sprint.

Equipas:

Espanha: Euskaltel, iBanesto.com, Kelme, Labarca2, ONCE, Paternina, Relax.

Itália: Alessio, Domina Vacanze, Fassa Bortolo, Lampre, Saeco, Vini Caldirola.

Alemanha: Bianchi, Telekom.

Bélgica: Quick Step.

Dinamarca: CSC.

Estados Unidos: US Postal.

França: Cofidis.

Holanda: Rabobank.

Portugal: Milaneza-MSS.

Suíça: Phonak.

Leia ainda:

Patrocinados