Espanha impõe uso obrigatório de máscara em hospitais e centros de saúde

ECO - Parceiro CNN Portugal , Joana Abrantes Gomes
9 jan, 07:42
Usar máscara nos transportes públicos (Getty Images)

A partir de quarta-feira, os profissionais de saúde dos hospitais e centros de saúde em Espanha vão ter usar máscara. A decisão do Ministério da Saúde espanhol deixa de fora as farmácias

O uso de máscara nos hospitais e centros de saúde de Espanha, que começou por ser uma mera recomendação, vai passar a ser obrigatório a partir de quarta-feira, 10 de janeiro. A decisão do Ministério da Saúde espanhol, que deixa de fora as farmácias, surge depois de apenas seis regiões autónomas terem aplicado a recomendação, noticia o El País (acesso pago).

A medida deve-se ao aumento de casos de infeções respiratórias no país, como a gripe e a covid-19, um cenário que também se tem verificado em Portugal, mas a Direção-Geral de Saúde (DGS) deixa nas mãos de cada hospital a decisão de usar máscara.

Contudo, a maioria das comunidades autónomas opõe-se à decisão da ministra da Saúde espanhola, Mónica García. Entre elas está a região de Castela e Leão. “Não é uma medida útil para prevenir a transmissão, a menos que haja sintomas. Se uma pessoa saudável a coloca no hospital e depois entra no autocarro e a retira, a transmissão não foi cortada se tiver sido infetada”, afirmou o ministro regional da Saúde, Alejandro Vázquez.

Para Vázquez, também não é claro que o requisito do uso obrigatório de máscara seja legal atualmente. “É absurdo utilizá-lo em áreas onde não existem doentes vulneráveis ou infeções respiratórias”, argumentou o responsável, que defende apenas a recomendação e não a obrigatoriedade do uso de máscara.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados