Abel Xavier equaciona regresso a Portugal

29 mar 2001, 22:10

Lateral-direito recupera em Inglaterra De volta a Inglaterra, onde prossegue os tratamentos à lesão no joelho, o «internacional» português admite mudar de ares no final da época, embora o Everton já tenha proposto a renovação de contrato. Embora escusando-se a confirmar a possibilidade de ir para o F.C. Porto, o jogador reconhece que há clubes portugueses interessados.

Com o aproximar do fim da época, o futuro de Abel Xavier está a encaminhar-se para um regresso a Portugal. O internacional português termina contrato com o Everton em 2002 e esta é a última temporada em que o clube de Liverpool pode esperar receber alguma compensação pela sua saída, dado que, após o final deste ano, Abel será livre de escolher o seu destino.  

Alvo de propostas de alguns dos principais clubes portugueses, o lateral-direito da Selecção afirma que nada está ainda decidido, tanto mais que o Everton («um clube onde me sinto bem e sou bem tratado») está a iniciar os contactos para tentar uma eventual renovação, mas admite que jogar em Portugal «numa equipa com condições para ganhar provas» é neste momento uma perspectiva aliciante. 

Preferindo não abrir muitas pistas sobre as possibilidades que se lhe deparam, Abel Xavier, que assistiu em Portugal ao jogo com a Holanda, antes de regressar a Inglaterra para prosseguir os tratamentos à lesão no joelho que o afastou da selecção, preferiu não comentar directamente o alegado interesse do F.C. Porto, veiculado nas últimas semanas por diversos meios de Comunicação. «Tal como os clubes têm obrigações de sigilo, também eu me sinto obrigado a acatá-las», referiu, admitindo, contudo, que há neste momento conversas em curso com alguns emblemas, entre eles clubes portugueses. 

O jogador torna-se mais expansivo quando recorda o jogo das Antas, entre Portugal e Holanda: «Deu para sofrer muito. E depois de todo o sofrimento, acho que a forma como o empate foi conseguido justifica os mais rasgados elogios ao profissionalismo e à determinação deste grupo. Só tenho pena de não ter conseguido recuperar a tempo de dar uma ajuda aos meus companheiros». 

À espera da reunião desta sexta-feira com o departamento médico do Everton, para estabelecer o prazo de recuperação, o jogador espera «regressar muito em breve à competição», de forma a terminar a época em bom plano.

Patrocinados