U.Madeira-Rio Ave (antevisão): a fuga do aflito choca com um sonho europeu

13 mai 2016, 18:26
Rio Ave-União Madeira (Lusa)

Insulares querem evitar o regresso à Segunda Liga e para isso terão de enfrentar uma equipa vilacondense que precisa de pontos para tentar conquistar o último passaporte para a Europa.

A luta pela manutenção e pela Europa vai colidir na última ronda, num duelo entre União da Madeira e Rio Ave, no sábado às 19h30, e pode acompanhar o jogo no AO VIVO do Maisfutebol. 

MOMENTO 

U. Madeira

Os insulares começaram a segunda volta da melhor maneira, com dois triunfos sobre as duas equipas da ilha, mas daí para cá só conseguiram vencer mais um jogo, frente à já condenada Académica (na 32ª jornada). O saldo é bem negativo, já que para além das três vitórias o União soma 10 derrotas e três empates, e por isso nesta última ronda terá de lutar pela permanência na Primeira Liga, cenário que parecia afastado após o início da segunda metade. Tudo mudou e os madeirenses terão de fazer uso do fator casa para pontuar e não depender do resultado de Tondela e V.Setúbal. Com um triunfo, a manutenção fica assegurada, com derrota ou empate também pode conseguir o objetivo, mas...tudo se complica. Veja as contas!

Rio Ave

Nos últimos quatro jogos, não venceram nenhum e somaram apenas dois pontos. Este registo atrasou os vilacondenses na luta pela Europa e agora o foco só pode estar na vitória (o empate pode dar se Paços de Ferreira e Estoril perderem). Apesar dos maus resultados recentes, importa dizer que foram frente a Benfica e FC Porto em casa somando os dois pontos fora de portas com Arouca e Tondela, Pedro Martins e companhia têm aqui uma oportunidade de voltar a marcar presença na Europa, mas para isso vão precisar de de mais golos marcados (apenas 3 em 4 jogos) e de fechar a baliza (5 golos em 4 jogos). Dizer ainda que nas duas visitas à Madeira esta época resultaram em duas derrotas.


AUSÊNCIAS 

U.Madeira: Miguel Cardoso (lesionado); Cádiz (castigado).

Rio Ave: Aníbal Capela (lesionados); Edimar (castigado).


DISCURSO DIRETO 

Norton de Matos: «Num campeonato que fosse regido pela tecnologia, o que irá acontecer mais ano menos ano, o União há muito tempo estaria a salvo. Em três jogos em casa, vimos cinco golos anulados, em condições que nos penalizaram imenso»

Pedro Martins: «Este é o jogo da época para o Rio Ave, é o mais importante, pois pode permitir-nos galgar para terrenos europeus e voltarmos a uma competição onde já estivemos e onde queremos regressar, fazendo história no clube, porque nunca o Rio Ave obteve essa qualificação via campeonato»
 

HISTÓRICO 

Esta foi a primeira temporada que União da Madeira e V.Setúbal se encontraram na Primeira Liga. Em Vila do Conde, a equipa de Pedro Martins venceu por 1-0, com um golo solitário de Guedes, e agora os insulares querem estrear-se em triunfos no escalão máximo do futebol português. No passado recente, as duas equipas enfrentaram-se na Taça da Liga, na época 2014/15, com o triunfo a sorrir aos madeirenses. Antes, registam-se oito embates com o Rio Ave a superiorizar-se. Tudo começou na temporada 1984/85, numa Liguilha para os vilacondenses evitarem a despromoção, perante três conjuntos da Segunda Liga, um deles o União da Madeira. Dois triunfos para os vilacondenses por 3-0 em casa e 5-0 fora. Depois seis duelos na Segunda Liga com quatro triunfos vilacondenses e dois do União, sempre em casa, por 1-0.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Outros convocados: Rafael Alves, Carlos Manuel, Rúben Lima, Danilo Dias, Miguel Fidalgo, Rúben Andrade, Toni Silva, Kusunga, Édder Farias;

Outros convocados: Rui Vieira, Guedes, Krovinovic, Ukra, Bressan, Vilas Boas, Kayembe, Yazalde;

Relacionados

Patrocinados