Antigo médio jogou com treinadores de FC Porto e Sporting e fez a antevisão ao clássico desta segunda-feira
Se "Conceição tem um feitio especial", Amorim é um "relações-públicas como poucos". Quem o revela é alguém que nos tempos de futebolista foi colega de equipa dos técnicos de FC Porto e Sporting.
Marco Ferreira, hoje com 45 anos, jogou em clubes como o FC Porto, o Benfica ou o Belenenses e foi colega dos treinadores dos dragões e dos leões.
Na época 2003/2004, o antigo médio atuou ao lado de Sérgio Conceição, numa temporada em que os azuis e brancos conquistaram o campeonato, a Supertaça e a Liga dos Campeões.
Vinte anos depois, Marco Ferreira recorda a época difícil de Sérgio Conceição, que é das melhores pessoas que o ex jogador já conheceu.
«Foi das melhores pessoas que conheci, um colega fantástico. Muito humano, ajuda muita gente e não quer que se saiba. Ele sempre me ajudou, como pessoa, como colega, com muitos conselhos. Ele não estava a passar a melhor fase da carreira, teve uma lesão grave. Era muito exigente nos treinos e hoje ainda tem maior exigência porque é treinador do FC Porto. É muito brincalhão quando não está a trabalhar.»
Em 2003/2004, era José Mourinho quem treinava o FC Porto. Ainda assim, Marco Ferreira nunca pensou que Sérgio Conceição um dia viesse a ser treinador, mas deixa uma garantia sobre o técnico dos dragões.
«Não nos passava pela cabeça. Estávamos focados na nossa carreira, o futuro era o hoje. Talvez um dia fosse diretor, até pelo feitio. Ele é muito exigente, tem feito um trabalho fantástico no FC Porto e acredito que um dia vai ganhar uma Liga dos Campeões.»
Em 2005/2006, Marco Ferreira assinou pelo Benfica e na época 2007/2008 foi emprestado, primeiro ao Leicester, e depois ao Belenenses, onde conheceu Ruben Amorim. O internacional português em três ocasiões afirma que o treinador do Sporting é diferente de Conceição e que aos 23 anos já tinha uma maturidade distinta dos colegas de equipa.
«É uma pessoa diferente do Sérgio Conceição. É muito brincalhão, muito honesto, um relações-públicas como poucos. Era um colega sempre disponível para conversar. Era muito equilibrado, notava-se que tinha outro tipo de maturidades dos restantes. Não é uma surpresa», diz quem antecipava sucesso a Amorim.
O clássico entre o Sporting e o FC Porto joga-se esta segunda-feira, às 20h15. Marco Ferreira gostava que os dois amigos fossem felizes. Não sendo possível, o ex-jogador espera que em Alvalade vença a equipa mais competente.
«Qualquer um pode vencer. Nota-se que o FC Porto é uma equipa do Sérgio Conceição, com muito trabalho dele. Não tem a qualidade de outros tempos, mas é compensada por um treinador como o Sérgio. O Rúben consegue tirar tudo dos jogadores. Não é fácil dizer quem vai ganhar. Gostava que os meus amigos fossem todos felizes, mas não é possível. Que ganhe a equipa que for mais competente.»