DGS diz que não se pronuncia sobre Belenenses-Benfica

28 nov 2021, 19:15
Belenenses-Benfica

Entidade defende que compete à Autoridade de Saúde local implementar medidas de controlo para interromper cadeias de transmissão

A Direção Geral da Saúde (DGS) emitiu neste domingo um comunicado sobre as incidências do Belenenses-Benfica, disputado no domingo.

A nota da entidade refere, no fundo, que a mesma não se vai pronunciar, isto depois de a Liga ter pedido uma reunião urgente com as autoridades sanitárias.

O comunicado refere que compete à Autoridade de Saúde local implementar medidas de controlo para interromper cadeias de transmissão da infeção e que nem a autoridade nem a DGS «se pronunciam sobre a realização  de jogos, quer  sejam de futebol ou de outro desporto.»

Leia o comunidado na íntegra: 

«Na defesa e proteção da Saúde Pública, compete à Autoridade de Saúde local a investigação epidemiológica de casos de infeção por SARS CoV-2/COVID-19 para a implementação de medidas de prevenção e controlo, de modo a interromper cadeias de transmissão da infeção. 

Esta investigação é operacionalizada através da realização do inquérito epidemiológico aos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, com recolha de 
informação clínica e epidemiológica. O inquérito epidemiológico inclui ainda o rastreio de contactos dos casos, sendo feita uma avaliação e estratificação de risco dos mesmos, encaminhamento para isolamento dos casos identificados e contactos de risco, nos termos das Normas da DGS, e de acordo com a avaliação da Autoridade de Saúde.

Para este trabalho, é fundamental a cooperação individual, dos casos e dos seus contactos, colaborando nos inquéritos epidemiológicos e na adoção das medidas  de prevenção e controlo determinadas pela Autoridade de Saúde local decorrentes  da investigação epidemiológica. A Autoridade de Saúde e a DGS não se pronunciam sobre a realização de jogos, quer  sejam de futebol ou de outro desporto.»

[artigo atualizado]

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados