Braga vence mas sofre a bom sofrer para levar pontos de Chaves
*Paulo Silva Reis
Invasão em Chaves. Na qualidade de líder do campeonato, os adeptos do Sp. Braga marcaram presença no Estádio Municipal Eng. Branco Teixeira, em Chaves, em grande número e o topo norte do estádio ficou praticamente cheio com os cerca de 1500 adeptos, que tiveram de sofrer para ver a sua equipa arrancar um triunfo de Trás-os-Montes.
Os flavienses de Daniel Ramos venderam cara a derrota e chegaram mesmo a mandar em grande parte do jogo, mas foi o Sp. Braga, com o golo solitário de Pablo, no final da primeira parte, que fez a diferença e o Sp. Braga leva os três pontos para o Minho.
Num final de tarde de muito calor em Tras-os-Montes, com os termómetros a rondar os 30º, o líder do campeonato visitou o reduto dos flavienses e o jogo começou a bom ritmo com as equipas a respeitarem-se mutuamente e com o perigo sempre a rondar as balizas.
O sinal mais pertenceu aos bracarenses e logo aos 11’, quando Wilson Eduardo, num momento de poderio do meio-campo minhoto, ganhou na corrida a Marcão e à entrada da grande área rematou forte ao travesseiro da baliza de Ricardo, que se limitou a acompanhar o lance com os olhos.
A equipa da casa nunca baixou os braços e a jogar com o apoio do seu publico, que respondeu em grande numero, começou aproximar-se da baliza de Tiago Sá e ainda antes da meia-hora dispôs de uma grande oportunidade quando Perdigão rematou à barra, depois de uma excelente jogada de contra-ataque do conjunto transmontano.
Bressan lançou William em profundidade pelo flanco direito e este, depois de uma boa arrancada pela direita, escapou às marcações e cruzou para Perdigão que, no vértice da pequena área, rematou ao travessão.
O jogo ganhava algum equilíbrio e já bem perto do descanso, aos 43’, Sequeira cobrou um livre sobre a esquerda e Bruno Viana obrigou Ricardo a responder com uma grande defesa.Contudo, a bola ressaltou para Palhinha que assistiu Pablo, central brasileiro que inaugurou o marcador.
Depois do descanso, o Desp. Chaves, que perdia, aumentou o seu caudal ofensivo e passou aparecer com mais perigo junto da baliza de Tiago Sá, com o Sp. Braga a jogar com as suas linhas bem mais recuadas.
Aos 64’, num dos bons momentos do ataque flaviense, William tirou tinta ao poste esquerdo da baliza do Sp. Braga e passou assistir-se a um jogo com o Desp. Chaves instalado no meio-campo contrário e com os lances de perigo a sucederem-se, mas a encontrarem sempre alguém no caminho para desviar a bola.
O Sp. Braga defendeu com tudo a magra vantagem que lhe permitiu continuar líder, na abertura da 4ª jornada.