Feyenoord e Dortmund jogam final da Taça UEFA às 19.45 horas

8 mai 2002, 11:14

No de Kuip, em Roterdão Os holandeses tentam aproveitar o factor-casa, num jogo apitado por Vitor Pereira que pode seguir ao vivo no Maisfutebol.

Feyenoord (Holanda) e Borússia Dortmund (Alemanha) disputam na noite desta quarta-feira a Taça UEFA. A final realiza-se em Roterdão, no estádio do Feyenoord, e tem início marcado para as 19.45 horas, com transmissão na RTP 1. O português Vítor Pereira será o árbitro da partida, que o Maisfutebol acompanhará ao vivo, minuto a minuto.

Os holandeses pretendem conquistar o primeiro troféu europeu desde 1974, altura em que venceram precisamente a Taça UEFA, quatro anos depois de se terem sagrado campeões da Europa.

Os alemães, apontados como favoritos apesar de factor-casa que pode beneficiar o Feyenoord, podem por seu turno entrar no grupo restrito de equipas europeias que conquistaram Taça dos Campeões, Taça das Taças e Taça UEFA. O Dortmund, que no passado fim-de-semana garantiu o título alemão pela sexta vez na sua história, venceu a Liga dos Campeõeshá cinco temporadas. A «elite» detentora dos três troféus é composta por Juventus, Ajax e Bayern Munique.

O ex-benfiquista Pierre Van Hooijdonk é uma das figuras em destaque na presente edição da prova - já marcou seis golos - e o Feyenoord conta com ele para levar de vencida os alemães. O avançado holandês está esperançado numa vitória e refere que «é melhor defrontar o Dortmund em apenas um jogo, pois em dois era provável que eles tivessem mais hipóteses, por terem uma equipa de valor superior».

O assassinato, esta semana, do líder da extrema-direita holandesa, Pim Fortuyn, chegou a colocar em causa a realização do jogo, mas a UEFA foi intransigente na matéria. Bert van Marwijk, treinador do Feyenoord, admite que o assunto perturbou de algum modo a equipa e em Roterdão, cidade onde residia Fortuyn, pede-se uma vitória dos da casa em homenagem ao político. Neste caso, seja como for, há indicações no sentido de não se proceder a grandes festejos, a fim de respeitar o luto.

Mathias Sammer, treinador do Dortmund, lamentou a morte de Fortuyn e assegurou que a preparação da equipa não foi afectada pelo sucedido.

Estas duas equipas defrontaram-se na edição 99/2000 da Liga dos Campeões, tendo empatado os dois os jogos efectuados.

Patrocinados