Ye anuncia candidatura à presidência dos EUA

25 nov 2022, 17:51
Kanye West

Já agora, Ye é Kanye West

O músico antes conhecido como Kanye West, agora com o nome Ye, anunciou a sua candidatura às eleições presidenciais norte-americanas de 2024. Nas redes sociais, Ye publicou vários vídeos com o logotipo da campanha e com a legenda "Ye 24".

West já concorreu à presidência em 2020 mas a campanha fracassou, conseguindo apenas 70 mil votos.

O rapper e designer de 45 anos está neste momento envolvido numa polémica depois de ter feito uma série de declarações antissemitas e de se ter associado à extrema-direita, por exemplo usando uma camisola com a expressão "White Live Matter", levando a que marcas como Adidas, Gap e Balenciaga terminassem os contratos que tinham com ele. Além disso, o músico chegou a ser banido do Twitter e do Instagram por instigação ao ódio. Ainda esta semana a Adidas anunciou que está a investigar acusações de assédio a funcionários da empresa. Segundo a revista Rolling Stone, empregados que trabalhavam na linha de calçados Yeezy, do rapper, acusam-no de usar “pornografia, bullying e jogos mentais” para criar um “ambiente tóxico” na empresa.

Quando West concorreu à presidência em 2020, anunciou a sua campanha tarde demais, realizou apenas um comício, e fez só dois anúncios de televisão. No final, só conseguiu ser candidato em 12 estados.

Para a sua candidatura de 2024, o rapper está a trabalhar com mais antecedência e sugeriu que já contratou o comentador de extrema-direita Milo Yiannopoulos como seu diretor de campanha. Ex-editor da publicação de direita Breitbart, Yiannopoulos tem sido um dos maiores apoiantes de Donald Trump. E está, também ele, envolvido em algumas polémicas, por exemplo por, num vídeo de 2017, parecer dizer que tolera a pedofilia. 

Num dos vídeos, o músico diz ter pedido a Donald Trump, que também já anunciou a sua candidatura, para ser seu vice-presidente. "Acho que isso foi uma das coisas que menos o surpreendeu. Acho que o que o apanhou desprevenido foi o facto de eu ter entrado e mostrado inteligência”, diz West.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados