"Porque é que vou esforçar-me a estudar e depois vou ganhar quase o mesmo do que uma pessoa com o salário mínimo?" Eles percebem de economia, mas não percebem a economia do país

6 mar, 00:00
NOVA SBE (FOTO: Joana Moser)

O QUE SE OUVE NOS CORREDORES DAS UNIVERSIDADES || NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS

“Um mercado pouco desenvolvido. Salários baixos. Medidas deficitárias”. Os futuros economistas não só se interessam por política, como têm propostas para a economia do país.

Maria Santos tem 20 anos e sabe bem o que quer que saia das eleições de domingo: uma solução que lhe permita não emigrar. Infelizmente acha que isso não vai acontecer. “Não me parece que o futuro Governo, qualquer que seja, terá a capacidade de fazer com que as coisas mudem a tempo”, diz a jovem de 20 anos, que está a dois anos de concluir o curso e não acredita que se encontrem soluções “a tempo”.

Como a ela, a azáfama das eleições não passa despercebida nos corredores da NOVA School of Business and Economics. É nos clubes de debate, nas salas de aula e até no café… só se fala de eleições, incluindo entre os estrangeiros que estão a estudar em Carcavelos.

Mas as preocupações dos futuros economistas não ficam por aqui. “O IRS Jovem não passa de uma medida a curto prazo”. O lamento de agora é de Sofia, também de 22 anos, que é mais um eco das várias discussões políticas que se fazem e se vão fazer até ao último minuto.

LEIA AQUI A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Relacionados

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados