"É irónico falar-se em celeridade". Os futuros juízes e advogados temem pelo futuro mas também têm soluções

5 mar, 00:00
Alunos de Direito Coimbra (FOTO: Joana Moser)

O QUE SE OUVE NOS CORREDORES DAS UNIVERSIDADES || Faculdade de Direito Universidade de Coimbra

Cinco estudantes de Direito fazem considerações sobre o funcionamento do país na área da Justiça. Esperam um dia vir a defender os direitos dos portugueses, mas queixam-se dos elevados custos da formação para advocacia.

Nos corredores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) ouvem-se conversas políticas acesas, há rumores de que as listas para a associação de estudantes são financiadas por certos partidos políticos. Nas vitrines há resquícios de atividades políticas universitárias. “Existe uma rivalidade, quase que indesligável, como se não tivéssemos todos o direito de ter opiniões”, afirma Inês, 20 anos. Mas foram poucos os jovens que quiseram expor as suas preocupações políticas, sobretudo no que toca à Justiça portuguesa. 

Praticamente de 15 em 15 minutos toca um sino que torna difícil conversar. Hoje serve para anunciar as horas, antigamente servia para acordar os alunos que viviam no campus universitário. “Faz parte de nós”, diz sorridente uma aluna que ia a passar pelo corredor, batendo com o punho direito no próprio coração. A FDUC celebrou os seus 187 anos em outubro de 2023. É uma das 125 melhores Faculdades de Direito do mundo, segundo o The World University Rankings by Subject.

“Há 350 alunos por ano, parece uma produção em massa”, brinca Inês. Ainda assim, os restantes alunos das outras faculdades descrevem os futuros juristas como “os meninos dos olhos do reitor”. Não é por acaso que a Faculdade de Direito está ao lado da reitoria. No entanto, os próprios não concordam, dadas as condições das salas de aula que sentam nem 70 pessoas mas “albergam muitas mais. “Muitas vezes acabamos sentados no chão ou nas cadeiras dos professores”, denuncia Inês. 

LEIA AQUI A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Relacionados

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados