Lista publicada pelo Comité Olímpico do país pede para que seja evitado qualquer tipo de interação com pessoas «de nações inimigas»
O Comité Olímpico da Ucrânia e o Ministério dos Desportos do país recomendam aos atletas que evitem ao máximo, o contacto com russos e bielorrussos, durante os Jogos Olímpicos de Paris.
Numa lista publicada por ambos os órgãos, esta quinta-feira, além do contacto direto, é também pedido para que não participem em conferências de imprensa ou entrevistas ao lado de atletas das «nações inimigas».
Recordar que o Comité Olímpico Internacional (COI) autorizou, no passado mês de dezembro, a participação de russos e bielorrussos em Paris2024, sob a bandeira neutra e com a condição de não terem apoiado ativamente a invasão da Rússia à Ucrânia.
«Os membros do Conselho Executivo do COI que tomaram esta decisão assumem a responsabilidade de encorajar a Rússia e a Bielorrússia a continuar a sua agressão armada contra a Ucrânia. Não há dúvida de que o Kremlin irá utilizar todos os atletas russos e bielorrussos como uma arma na sua guerra de propaganda», pode ler-se em comunicado.
Os Jogos Olímpicos de Paris decorrem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto e pela primeira vez na história vai estar em competição o mesmo número de homens e de mulheres.