Tóquio2020: comitiva portuguesa começa vacinação na próxima semana

20 abr 2021, 12:47
Jogos Olímpicos, Tóquio 2020 (AP)

«Estamos a preparar as coisas para que provavelmente na próxima semana se inicie o processo de vacinação da missão olímpica nacional», afirmou o presidente do Comité Olímpico de Portugal

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) afirmou esta terça-feira que a comitiva portuguesa que vai aos Jogos Olímpicos deve começar a ser vacinada contra a covid-19 na próxima semana.

De acordo com José Manuel Constantino, a 'task-force' responsável pelo plano de vacinação já entrou em contacto com o COP para operacionalizar a operação.

«Estamos a preparar as coisas para que provavelmente na próxima semana se inicie o processo de vacinação da missão olímpica nacional», disse, à Lusa.

«Espero que o processo de vacinação e a escolha da vacina em nada interfira do ponto de vista da preparação dos atletas e sobretudo na presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020» acrescentou.

Refira-se que José Manuel Constantino já havia afirmado à Lusa na passada semana que a vacinação da missão portuguesa não deve ultrapassar 150 pessoas, incluindo atletas, juízes e dirigentes.

Por sua vez, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assegurou que a comitiva lusa será vacinada em tempo útil. O político lembrou que o Comité Olímpico Internacional «apresentou como condição que os atletas olímpicos e paralímpicos» tivessem de ser vacinados, e que apresentou inclusivamente a opção da «disponibilidade de vacinas chinesas na eventualidade de os países não terem vacinas».

«Felizmente nós temos vacinas, por isso, estamos a trabalhar com o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) para que atempadamente todos os atletas e toda a comitiva possam ser vacinados, para que possam representar Portugal no maior certame multidesportivo internacional», referiu, à margem de uma visita ao Colégio Moderno.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados