Horta Osório já é Sir António Horta-Osório. Que deveres tem um cavaleiro da rainha?

9 fev 2022, 13:51
Horta-Osório (AP Photo/Alastair Grant)

Condecoração do banqueiro (que usa hífen no nome em Inglaterra) acontece nos 70 anos de reinado de Isabel II e depois de ter saído do Credit Suisse. A maior recompensa é o prestígio, mas também poderá vestir trajes em ocasiões especiais, como um manto de cetim rosa e um colar de medalhões de ouro

António Horta Osório foi condecorado na semana passada com título nobiliárquico de Knights Bachelor, passando assim a ter direito ao título de “Sir” antes do nome. Mas, afinal, o que é ser um Sir?

Foi na passada quarta-feira que o empresário português foi condecorado com título nobiliárquico de Knights Bachelor, um título que já tinha sido anunciado no verão do ano passado e que é apenas concedido a quem prestou um serviço excecional ao Reino Unido, incluindo "fazer a diferença pela comunidade", reforçar a reputação do país, serviços de voluntariado a longo prazo, empreendedorismo e inovação, entre outros, enumerados na página oficial do Governo Britânico.

Na altura do anúncio do título, em junho do ano passado, António Horta Osório disse estar “profundamente honrado em receber uma distinção tão prestigiosa”. 

“Passei mais da metade da minha vida profissional no Reino Unido e foi um grande privilégio ter liderado o Lloyds Banking Group por uma década. Embora seja um reconhecimento pessoal, gostaria de pensar que reflecte os esforços de muitos milhares de colegas”, acrescentou. 

O empresário português - que, quando se mudou para Inglaterra, adaptou o nome para Horta-Osório, com hífen, um “truque” para continuar a ser citado pelos dois apelidos, prática que não é usada no Reino Unido - foi reconhecido pelos serviços prestados no setor financeiro, como presidente executivo do Lloyds Banking Group, e na área da saúde mental. Horta Osório esteve no Lloyds Banking Group durante dez anos e ao longo do tempo em que assumiu a liderança, o banqueiro de 58 anos conseguiu não só ‘ressuscitar’ o banco, como também dar dividendos e lucro ao governo.

A condecoração do empresário português, que ocorreu no Castelo de Windsor e esteve a cargo da Princesa Ana, irmã da rainha Isabel II, acontece nos 70 anos de reinado de Isabel II e depois de ter renunciado ao cargo de chairman do Credit Suisse, devido ao não cumprimento de medidas sanitárias de controlo à pandemia.

O título nobiliárquico de Knights Bachelor é dos mais altos da Ordem do Império Britânico e remonta aos tempos medievais, sendo associado a cavaleiros que serviram à nobreza. O título 'Sir' está hoje mais associado ao prestígio, mas há alguns benefícios que podem ser retirados desta condecoração, como a possibilidade de vestir trajes "especiais" para eventos formais, como coroações, que incluem um manto de cetim rosa com bordas cinza e um colar de seis medalhões de ouro; a ascensão na ordem de precedência britânica, que é útil, por exemplo, nos eventos formais da realeza, e a honra adicional da esposa de um 'Sir' ser chamada "Dama".

Qualquer pessoa pode escolher um nome para receber este título, sejam familiares ou amigos. O nome é depois avaliado por um comité oficial honorífico, composto por altos funcionários públicos como membros oficiais, embora a maioria dos membros sejam independentes. Dependendo da avaliação, o comité decide qual dos títulos é o mais apropriados para o nomeado e envia a sua decisão para o primeiro-ministro britânico e para a Rainha, que é geralmente quem está a cargo da condecoração. Tanto o Príncipe Carlos, como a Princesa Ana (dois dos quatro filhos da Rainha Isabel II) e o Príncipe William (neto da rainha) ajudam nas cerimónias de condecoração, que costumam decorrer no Palácio de Buckingham e no Castelo de Windsor.

Nos últimos anos, várias celebridades foram condecoradas pelos seus serviços ao Reino Unido, nomeadamente o piloto britânico de F1 Lewis Hamilton, em 2020, ano em que conquistou o sétimo título de campeão do Mundoo cantor Elton John, condecorado em 1998 ou o ator Anthony Hopkins, que foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth em 1993, ou Elton John.

Na página oficial do Governo britânico sobre os títulos nobiliárquicos concedidos, pode ler-se que os titulares desta honra devem ser "bons cidadãos e exemplos a seguir" pela restante comunidade.

Mas este título pode ser retirado por uma série de razões, nomeadamente ser considerado culpado de uma ofensa criminal, ter um comportamento censurado por um corpo regulamentar ou profissional ou qualquer outro comportamento que coloque em causa o sistema honorífico do Reino Unido - antes ou depois da condecoração. Mas cada caso é avaliado individualmente e a retirada do título depende sempre da última palavra da Rainha.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados