O inverno vem às 03:27 e traz -3ºC a 17ºC

Agência Lusa , AM
21 dez 2023, 07:08
Frio em Vila Pouca de Aguiar. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)

Começa esta sexta-feira uma nova estação

O inverno começa às 03:27 de sexta-feira (hora de Lisboa) com céu pouco nublado e com temperaturas máximas a variar entre os 7 e os 17 graus Celsius, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê para sexta-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no nordeste transmontano e na Beira Alta até ao início da tarde e vento fraco a moderado de norte/nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano, na Beira Alta e nos vales dos rios, formação de geada, em especial no interior Norte e Centro, acentuado arrefecimento noturno e pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas na sexta-feira vão oscilar entre os -3 graus Celsius (Bragança) e os 08 (Lisboa e Faro) e as máximas entre os 07 (na Guarda) e os 17 (em Faro).

De acordo com o IPMA, a partir de sexta-feira e até dia 26, Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado a noroeste, que se deslocará gradualmente para a Península Ibérica.

Por isso, estão previstos dias de céu pouco nublado ou limpo, apresentando muita nebulosidade até ao meio da manhã, em especial no interior Norte e Centro, onde em alguns locais poderá persistir ao longo do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado de norte/nordeste, por vezes forte nas terras altas, e irá gradualmente rodando para leste/nordeste e enfraquecendo, prevendo-se que a partir do dia 24, véspera de Natal, o vento seja em geral fraco e predominante do quadrante leste.

Até dia 26, o IPMA prevê também a formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano, na Beira Alta e nos vales dos rios, sendo que a partir do dia 24 aumenta a probabilidade de haver persistência ao longo do dia no nordeste transmontano e na Beira Alta com possibilidade de formação de sincelo.

Na véspera e dia de Natal está prevista “uma depressão pouco cavada em altitude centrada junto à Península Ibérica, que poderá condicionar temporariamente o estado tempo com possibilidade de ocorrência de precipitação, mas, neste momento, esse cenário apresenta-se como muito pouco provável”, refere o IPMA em comunicado.

Quanto às temperaturas, o IPMA prevê valores entre 10 a 20 graus, com os valores mais elevados no Alentejo e Algarve, e entre 05 e 10 graus no interior Norte e Centro.

A temperatura mínima deverá registar, de um modo geral, valores entre 02 e 08 graus, com os valores mais elevados no litoral Centro e Sul, e entre -3 e 02 graus no interior Norte e Centro.

A partir de sexta-feira e até dia 26, a agitação marítima será mais intensa na costa ocidental e no início do período, com ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, prevendo-se que diminua gradualmente para uma altura significativa inferior a 2 metros a partir de sábado.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados