Salas e Chile humilharam Brasil

16 ago 2000, 09:56

Vitória por 3-0 na qualificação sul-americana Ao ritmo de uma grande exibição de Marcelo Salas, o Chile venceu o Brasil por 3-0. A selecção brasileira, que apenas tinha perdido um jogo de apuramento para Mundiais, já vai em duas derrotas, na campanha para 2002.

O Chile venceu esta madrugada o Brasil por 3-0. Foi a segunda derrota da selecção brasileira na qualificação para o Mundial-2002. Coisa impensável, tendo em conta que, até se iniciar esta campanha, o Brasil apenas tinha perdido uma partida em fases de apuramento.  

A situação torna-se muito crítica para Wanderley Luxemburgo, o seleccionador brasileiro, que tem sido ciclicamente contestado, nomeadamente depois da derrota com o Paraguai, o outro resultado negativo da equipa (1-2). Depois deste resultado, o futuro de Luxemburgo, que ainda não conseguiu acertar num onze para o Brasil, pode estar mesmo em causa. 

Marcelo Salas foi o grande protagonista do Chile-Brasil, num Estádio Nacional de Santiago cheio. O avançado chileno esteve ligado a todos os golos chilenos - começou por lançar Estay no primeiro, aos 25 m. Aos 44 m, fez uma brilhante simulação para deixar a bola para Zamorano apontar o segundo. E, aos 73 m, selou a humilhação do Brasil, com um golo da sua autoria. 

O Brasil dominou a partida durante largos períodos, mas voltou a evidenciar as carências de entendimento que tem mostrado nesta campanha, dando espaço ao Chile para aproveitar o contra-ataque e todas as potencialidades da sua dupla de avançados. 

Agora, o Brasil ocupa o quarto lugar da qualificação sul-americana, liderada pela Argentina. A selecção orientada por Wanderley Luxemburgo soma 11 pontos, correspondentes a três vitórias, dois empates e duas derrotas. O Chile soma 10 pontos. Apuram-se directamente quatro equipas da Conmebol.  

Ficha do jogo 

Estádio Nacional, em Santiago do Chile

Árbitro: Epifânio Gonzalez (Paraguai)

CHILE - Tapia; Fuentes, Ricardo Rojas, Reyes; Francisco Rojas, Villaseca (Pizarro, 13 m), Galdames, Estay, Tello; Salas (Villaroel, 85 m) e Zamorano (Hector Tapia, 42 m).

Treinador: Nelson Acosta 
BRASIL - Dida; Evanílson, Edmílson, Antônio Carlos, Roberto Carlos; Emerson, Marcos Assunção (Djalminha, 46 m), Ricardinho, Alex (Marques, 62 m); Rivaldo e Amoroso (Luizão, 46 m).

Treinador: Wanderley Luxemburgo 
Disciplina: Cartão amarelo para Pizarro, Edmílson, Marcos Assunção e Emerson. Cartão vermelho: Pizarro. 
Marcadores: Estay (25 m), Zamorano (44 m) e Salas (73 m)

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados