Responsáveis do desporto pedem tempo à Comissão Europeia

5 dez 2000, 16:07

Discussão sobre o regime de transferências de jogadores de futebol

Os governos dos 15 países da UE pediram à Comissão Europeia para adiar a próxima reunião sobre a alteração do regime de transferências de jogadores de futebol. O encontro, inicialmente agendado para amanhã (quarta-feira), será realizado no próximo dia 12 para que os responsáveis pelo Desporto possam preparar melhor a sua estratégia negocial. 

Segundo a porta-voz da Comissão, Amelia Torres, «o pedido de adiamento foi feito pelos governos, que ainda não estão preparados e necessitam de mais tempo para clarificar posições». O pedido surge no limite de tempo dado pela UE para serem apresentadas propostas de alteração ao actual regime de transferências, considerado ilegal pela Comissão Europeia. 

Os responsáveis europeus encontram-se sob uma grande pressão das federações dos vários países, que exigem um estatuto especial para o futebol dentro da lei de concorrência vigente no espaço comunitário.  

Recorde-se que a proposta de alteração apresentada pela FIFA, no mês de Novembro, foi considerada «muito vaga» pelo Comissário Mario Monti. Cabe agora aos responsáveis pela tutela do Desporto dos vários países apresentar uma outra proposta que será então avaliada pela Comissão Europeia. 

Clubes exigem solução 

Perante o adiamento da reunião, o director-executivo do Manchester United, Peter Kanyon, apelou a uma rápida solução para este caso. Kanyon salientou que as negociações com a Comissão Europeia «não podem ser adiadas até ao infinito», já que a actual situação «só prejudica os clubes a curto e longo prazo». «A solução não pode continuar perdida nos corredores da Europa», salientou. 

Em relação ao impacto da actual incerteza no mercado de transacções, já que diversos clubes eurpeus estão cotados na Bolsa, o responsável do Manchester United considerou que «muitos investidores estão interessados em entender o que se está a passar», mas garantiu que «o cenário do apocalipse não vai acontecer».

Patrocinados