Lista negra com mil nomes

6 jun 2000, 16:47

Inglaterra denuncia «hooligans»

A polícia belga e holandesa aguarda uma lista de mil hooligans ingleses que serão impedidos de entrar nas fronteiras dos dois países que organizam o Euro-2000. A lista está a ser elaborada pela polícia inglesa e incluirá cem adeptos violentos impedidos por tribunais de se deslocarem ao estrangeiro para assistirem a jogos, 400 banidos dos estádios ingleses e centenas de outros adeptos com cadastro criminal que vão procurar deslocar-se para os dois países organizadores, anunciou Bryan Drew dos serviços secretos ingleses. «Até ao final da semana poderemos ceder à polícia holandesa e belga, pelo menos, mil nomes. Espero que depois recusem a entrada a essas pessoas», referiu Drew numa conferência de imprensa em Londres. 

As autoridades inglesas têm preparada a maior e mais sofisticada operação policial de todos os tempos ligada ao futebol. Além da referida lista elaborada pelos serviços secretos, a polícia inglesa terá agentes entre os seus adeptos que darão todas as informações aos seus homólogos belgas e holandeses. 

A candidatura inglesa à organização do Mundial-2006 tem sido assombrada pelo fantasma do hooliganismo que voltou a mostrar a sua face nos recentes jogos da Taça UEFA entre o Leeds e o Galatasaray, pelo que as autoridades inglesas desesperam por um Euro-2000 pacífico de forma a que não comprometa definitivamente a sua candidatura à organização do Mundial-2006, à qual são também candidatos Alemanha, Brasil, Marrocos e África do Sul.

Mais Lidas

Patrocinados