Iraque venceu Tailândia a abrir Taça das Nações asiáticas

12 out 2000, 18:51

Prova marcada por receio dos conflitos no Médio Oriente

O Iraque venceu a Tailândia por 2-0 no jogo que deu início à 12ª edição da Taça das Nações Asiáticas. A prova realiza-se este ano no Líbano e seguiu em frente apesar da tensão no Médio Oriente entre israelitas e palestinianos. 

A detenção de soldados israelitas junto à fronteira libanesa, por guerrilheiros muçulmanos, fez aumentar os receios de que o conflito alastrasse a toda a região, mas as autoridades libanesas não se mostram preocupadas.  

«Todos os jogos se realizarão a horas e não haverá alterações de horários. Penso que os israelitas não vão desafiar todo o continente asiático», afirmou o ministro libanês da juventude e desportos, Mohammed Youssef Beydoun. 

A Arábia Saudita, vencedora de três das quatro últimas edições - uma delas sob a orientação do treinador português Nelo Vingada -, procura aqui novo título. Outra das equipas com fortes ambições é o Japão, que foi campeão asiático em 1992 e é uma das selecções que tem evoluído mais depressa no futebol mundial. 

Participam ainda na competição a China, Líbano, Irão, Coreia do Sul, Kuwait, Indonésia, Qatar e Uzbequistão. As equipas estão divididas em três grupos, sendo o C o mais forte, já que reúne a Arábia Saudita e o Japão.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados