Saiba tudo sobre o Euro aqui

Federação espanhola quer mais uma vaga no Mundial de clubes

7 nov 2000, 10:36

Proposta de aumento de 12 para 16 equipas para incluir o Barcelona

Tendo em vista o próximo Mundial de Clubes, cuja segunda edição se vai realizar no próximo ano em Espanha, a Federação Espanhola (RFEF) pretende pedir à FIFA que inclua mais uma equipa espanhola. 

O Real Madrid, enquanto campeão europeu, e o Deportivo da Corunha, na qualidade de campeão espanhol, estão já qualificados, mas a Federação quer incluir ainda o Barcelona, vice-campeão espanhol na época passada. 

O torneio prevê a competição entre 12 clubes, divididos em 3 grupos, mas a RFEF quer que a FIFA aumente para 16. Nesta situação, haveria quatro grupos de quatro. O novo modelo apresentado pelos espanhóis propõe que disputem o Mundial 5 equipas europeias, 4 sul-americanas, 2 africanas, 2 da América Central e do Norte, 2 asiáticas e uma da Oceania.  

A Federação admite que um aumento dos clubes ajudaria a melhores contratos de transmissões televisivas e de compra de bilhetes. Ao mesmo tempo espera-se que este Mundial, a disputar entre 30 de Julho e 12 de Agosto, corra melhor às equipas europeias do que do ano passado no Brasil. O vencedor da primeira edição foi o Corinthians, depois de bater na final o Vasco da Gama.

Patrocinados